segunda-feira, julho 09, 2018

LIMITE DE INSCRIÇÕES 25 JULHO - CURSO DE FORMAÇÃO EM OPTOMETRIA











12° CURSO de FORMAÇÃO em OPTOMETRIA

Destinatários: Profissionais em exercício - Técnicos de Óptica e/ou Contactologistas

Objectivos do Curso: Proporcionar a estes profissionais formação específica qualificada para o exercício da Optometria, nomeadamente o estudo, análise, detecção e medição da capacidade visual, sua compensação e/ou tratamento funcional das alterações oculares. Aquisição de conhecimentos e competências para a realização de exames visuais, verificação e adaptação de sistemas ópticos, lentes de contacto, desenvolvimento de programas de treino visual, baixa visão e ergonomia visual.

1.   O curso é composto por quatro semestres e uma carga horária total de 1.171 horas:
1° Semestre: Química; Anatomia e Fisiologia Oculares; Óptica Física; Optica Geométrica; Óptica Fisiológica. Provas de Avaliação Semestrais.
2° Semestre: Bioquímica; Microbiologia, Imunologia e Patologia Geral; Instrumentos Ópticos e Optométricos; Laboratórios de Instrumentos Ópticos e Optométricos; Optometria I; Contactologia I; Tecnologias Ópticas. Provas de Avaliação Semestrais.
3° Semestre: Optometria II; Contactologia II; Patologia e Farmacologia Oculares; Reeducação Visual; Baixa Visão; Psicologia; Laboratórios de Optometria I; Laboratórios de Contactologia I. Provas de Avaliação Semestrais.
4° Semestre: Optometria Clínica; Estrabismos e Terapia Visual; Ergonomia Visual; Ética e Deontologia Profissional; Laboratórios de Optometria II; Laboratórios de Contactologia II. Provas de Avaliação Semestrais.

2. Calendarização prevista: setembro de 2018 a outubro de 2020.

3. O regime de avaliação é contínuo, pelo que é exigida a frequência de dois terços das aulas calendarizadas.

4.  A EPOO não concede quaisquer equivalências. Este curso é integrado, o que significa que os inscritos têm de frequentar todas as cadeiras e nelas obter aproveitamento.

5. As aulas teóricas serão ministradas no Instituto de Educação e Ciências de Lisboa e as práticas no Centro de Formação da EPOO/UPOOP, ambos em Lisboa, no seguinte horário:
 Sábado das 9.00 às 13.00 horas; 14.30 às 18.30 horas e Domingo das 9.00 às 13.00 horas
Nota: As disciplinas de Optometria I e II, Optometria Clínica; Contactologia I e II, Reeducação Visual, Baixa Visão, Estrabismos e Terapia Visual e Ergonomia Visual são leccionadas por professores da Universidade Complutense de Madrid na sua língua mãe.
                                                                                                                                                      
6. Inscrições
Os candidatos deverão preencher cuidadosamente o Boletim de Matrícula disponível neste link:


Matrícula: 500
Propina Mensal: € 475

7. Para o processo de candidatura ao curso, os sócios da UPOOP terão de enviar para a Secretaria da UPOOP/EPOO os elementos abaixo referidos:
7.1. Boletim de Matrícula completamente preenchido com fotografia "tipo-passe".
7.2. Certificado das Habilitações Académicas.
7.3. Diploma/certificado de um dos cursos mencionados (Contactologia ou Técnico de Óptica).
7.4. Cópia do recibo de ordenado p.e..
(Na medida em que esta formação se destina exclusivamente a profissionais de Óptica, a não comprovação deste estatuto exclui sumariamente o candidato.)
7.5. Cópia do talão de depósito ou do Multibanco comprovando o pagamento da matrícula (€500,00). O pagamento poderá ser efectuado por depósito directo no Banco Santander ou por transferência bancária IBAN PT50 0018 0001 00201527551 92 (pode ser feita no ATM).

Ficando à disposição para qualquer esclarecimento adicional, apresentamos as melhores saudações académicas,

Professor Doutor F. Carvalho Rodrigues 
Director Pedagógico da EPOO

Sem comentários: