quarta-feira, fevereiro 08, 2006

É de lamentar a falta de “visão” de alguns!

Como diz o Povo “o maior cego é aquele que não quer ver” e quanto a esta realidade nada se pode fazer, sobretudo quando o que conta é, tão somente, o “umbigo” do próprio.
Assim, permitam-me que faça uma breve retrospectiva:
A UPOOP foi criada em 1979 por um grupo de Ópticos que tinham “descoberto” a Optometria e por entenderem, que essa descoberta não deveria ficar só com eles decidiram criar em 1980 a EPOO - Escola Portuguesa de Óptica Ocular e através dela ministrar o Curso de Óptico-Optometrista.
Perseguindo a perfeição, coligiu os curricula dos cursos superiores de Optometria existentes na Europa e na América, adoptou-os e propôs a várias Universidades a sua criação.
Entretanto os Cursos de Optometria continuavam a ser ministrados pela EPOO, em Lisboa e no Porto. Porém, por pressão dos Oftalmologistas, foi exigido que a EPOO “transformasse” o Curso de Optometria num de Ortóptica, o que a EPOO e a UPOOP se negaram fazer.
Aproveitando a Lei da Autonomia das Universidades, as Universidades do Minho e da Beira Interior aprovaram a criação do Curso de Física Aplicada — ramo Óptica com especialização em Optometria em 1988, tendo sido efectuados dois protocolos entre a UPOOP e as duas Universidades.
Pensava a Direcção da UPOOP que tinha alcançado o instrumento que lhe faltava para conseguir, finalmente, a Regulamentação da Profissão de Óptico-Optometrista.
Nesta perspectiva decidiu deixar de ministrar o Curso profissional de Óptico-Optometrista.
A UPOOP tem-se dedicado empenhadamente à Regulamentação da Profissão. Mas, os anos foram passando, as estratégias falhando e todas as esperanças se foram esvaindo, Governo após Governo, Ministro após Ministro. E já todos “brincávamos” com o Projecto de Regulamentação da Profissão, contudo sendo “a esperança é a última a morrer” a Direcção nunca deixou de acreditar.
A UPOOP mantém a sua postura e honra os seus Estatutos, por uma lado ministra cursos para Técnicos de Óptica Ocular e para Contactologistas, organiza Seminários e Congressos de elevado e reconhecido teor científico, por outro lado, trava várias batalhas a nível político, nomeadamente contra a proposta de Lei Reguladora do Acto Médico, e por todas as formas ao seu alcance vem insistindo na necessidade de Regular a Profissão sempre respeitando a ética e sobretudo a autonomia do Óptico-Optometrista.
Estamos em 2001 e após mais uma série de reuniões da UPOOP com o Departamento de Recursos Humanos da Saúde, entretanto alargadas à Ordem dos Médicos e por nossa proposta à Associação de Profissionais Licenciados em Optometria e à Associação Nacional dos Ópticos, constata-se que, mais uma vez, a desunião de uns, faz a força dos outros e tudo fica na mesma.
Treze anos tinham decorrido desde a criação das licenciaturas e todas as esperanças de Regulamentação da Profissão se tinham gorado, mas outra hipótese surgiu no horizonte: a transformação da UPOOP numa Associação de Direito Público ou melhor, uma Ordem.
Novo alento se apossou da Direcção da UPOOP e uma estratégia foi definida.
Assim, tendo em conta a experiência de outros países onde a profissão foi recentemente regulada e o que aconteceu com outras profissões no nosso país, como por exemplo a Regulamentação dos Contabilistas e Técnicos de contas, foi decidido:

a) Reciclar, todos os profissionais interessados, Técnicos de Óptica e Contactologistas em Optometristas;
b) Criar uma Associação de Direito Público (Ordem) dos Ópticos-Optometristas.

Desta forma poderíamos alcançar a Regulamentação da Profissão tal como todos a desejamos: uma profissão dos cuidados básicos de saúde, com a actividade profissional bem definida e cujos profissionais sejam livres e independentes de qualquer outro profissional.
Este foi o motivo pelo qual a Direcção da UPOOP, contra tudo e contra todos, decidiu fazer os Cursos de Formação em Optometria — Reciclagem de Técnicos de Óptica Ocular e Contactologistas, cujo curricula tem por base o do “Diploma Europeu em Optometria” e o da Universidade Complutense de Madrid.
Mas, nada disto interessa aos críticos destrutivos, pois o importante são eles.
Em consciência e por provas dadas na prática, podemos afirmar que os profissionais que concluíram este curso têm um desempenho profissional ao nível dos que fizeram uma das licenciaturas. E é isto que tanto custa aos tais críticos, se os cursos não prestassem há muito que não se ouvia falar deles.
Explicado, mais uma vez, o motivo pelo qual a UPOOP criou este novo curso, necessário se torna dizer que: Ou nos unimos e criamos uma Ordem ou ficamos à espera que seja aprovado um novo “Acto Médico” e todos os profissionais (com licenciatura ou curso profissional) passem a ser dependentes de um Médico.
Portanto, entre muitos outros, tem sido este o trabalho desenvolvido pela UPOOP ao longo dos seus 27 anos de existência e apesar das ferozes e injustas críticas continua a honrar os seus compromissos, trabalhando, agora, com a sua congénere no projecto que acredita ser das duas associações — a Ordem!!!!

137 comentários:

Anónimo disse...

Até estava a correr mais ou menos bem até que..."podemos afirmar que os profissionais que concluíram este curso têm um desempenho profissional ao nível dos que fizeram uma das licenciaturas"...Não caiam em exageros pois pode transparecer que a preparação científica é semelhante!E outras discussões poderão surgir...é melhor não ir por aí!

Anónimo disse...

Gostava de saber quem é o autor deste post! Ou se estará a Upoop preparada para assumir as responsabilidades decorrentes das afirmações que aqui se produzem!

Não pondo em causa o rigor histórico, denoto várias "inverdades" e excessos!

Começando logo com comparações que diria serem, no mínimo, perigosas!
No meio dos argumentos expostos, perdi a razão de se terem criado de novo os cursos na EPOO.

Vou parar de escrever pois acabei de ler o post, e quando se reage no calor do momento, podemos ser injustos e cometer erros.

Mas não queria ir sem deixar um comentário:
"[...]foi decidido:
a) Reciclar, todos os profissionais interessados, Técnicos de Óptica e Contactologistas em Optometristas;"


A isto só tenho a dizer:

"Sò o que já é lixo é que se recicla!!"

Anónimo disse...

Ser reciclado é um termo um pouco feiote, é verdade.
Concordo quando nos chamam "reciclados" e até acho uma certa graça quando certas pessoas não têm outros argumentos, pegam nesse para ferir os colegas. Pelo que sei, poucos ligam a isso.
Vou fazer uma pequena observação: Enquanto não existir união de equipa não será fácil ultrapassar as barreiras. A união faz a força e é pena que continuem a existir pessoas que só querem baralhar o que é difícil de organizar.
A critica é importante mas como sabem há dois tipos de críticas:
- as construtivas - fazem-nos crescer a nível pessoal e profissional;
- as destrutivas - dificultam as nossas vidas e podem trazer lesões irreversíveis (o prazer de alguns).
Somos todos iguais... todos iguais... e se não concordamos naquilo que vemos ou sentimos deveremos dar a nossa opinião, tendo em causa o que dizemos.
Para finalizar, não critico para já através deste "blogger" mas nas assembleias irei perante todos dizer o que se deve fazer, concordando ou descordando no que é debatido.

Anónimo disse...

Concordo com o que disse num ponto:
"A critica é importante mas como sabem há dois tipos de críticas:
- as construtivas - fazem-nos crescer a nível pessoal e profissional;[...]"

Mas aqui parece que são as pessoas que estão a favor dos cursos é que não sabem aceitar uma crítica.

Não sabem ouvir quando lhes dizemos que os cursos são um tiro no pé. Que os cursos não só não vão resolver rigorosamente nada, como vão também por em causa aqueles que como eu tiraram o curso da EPOO na altura em que só lá é que era possível fazê-lo.

Eu, pelos anos de práctica e formação adequada na área (no tempo devido) ganhei o direito à profissão. Logo, estado nenhum me poderia vir tirar o direito constitucional ao trabalho. Não é com 40 e tal anos que me vou pôr a aprender outra profissão! É um direito que me assiste poder continuar a exercer a profissão que exerço à quase duas décadas. Se o estado deliberou que o estatuto da profissão tem que ser alterado, tem que me criar condições para poder passar a integrar esse novo estatuto.

Este miudos que estão agora a sair dos cursos da EPOO não possuem qualquer tipo de experiência. Eles nem tão pouco são Optometristas (não me venham com histórias de que já exercem sem preparação e etc e tal e que é uma questão de saúde pública. Isso serve para atirar areia aos olhos de alguém, mas não é aos meus!!). O argumento de exercerem sem qualificação chama-se usurpação de funções! Não me posso por a fingir que sou advogado só porque trabalhei num gabinete, e andei a trocar uns processos de umas gavetas para outras, e esperar que daí a uns anos o governo me passe um papel a dizer que sou advogado!

Esta, meus senhores, por muito que vos custe, é uma crítica construtiva, e para mais apresenta argumentos válidos!

Todas as profissões têm um inicio algures no tempo. Vão evoluíndo, tornando-se mais específicas, até ao ponto que se considere ser imprescíndivel para o desempenho das funções profissionais, em função das alterações socio-económicas. Até que um dia, eventualmente, seja extinta!

Nunca ouvi falar de nenhuma profissão que tivesse arrepiado caminho e andado para trás. Muitas das vezes o que acontece é que do seio de uma profissão começa a germinar outra (tal como nós) e depois existe a cisão!

O que foi feito aqui é inqualificável, do ponto de vista das repercussões futuras. Andámos a carregar a bandeira de que a profissão tinha evoluído para mais qualidade, era um curso superior, já não podiamos (ou não queriamos) estar sobre a alçada dos médicos, e agora isto!!! Com que cara é que vamos agora dizer ao governo que agora nós temso licenciados e outros não licenciados e também sem experiência, e que sabem todos o mesmo!!

Das duas uma:
- Ou os licenciados não fazem falta, e então a nossa profissão não evoluiu nada nestes últimos 20 anos!
- Ou então os novos não valem nada, e consequentemente nós não valemos nada - porque os reconhecemos como iguais!! E isso meus caros, eu não aceito!

Nós não somos todos iguais!
Foi-me muito dificil chegar onde estou. Um individou, mais velho ou não que eu, mas que sempre se limitou toda a vida a carregar no botão do autorefractómetro, e não tem qualquer formação, não é um optometrista só porque mexe com um aparelho. O individuo que me assiste nas consultas de LC e até tem uma formação na área não é um optometrista. A balconista não é optometrista!! Portanto, estas pessoas não podem ser nem "recicladas", nem "actualizadas", chamem-lhe o que qiser! O papel só pode ser reciclado para papel, o metal para metal, o vidro para vidro e etc.

Quando será que metem isto na cabeça?

Anónimo disse...

Depois de ler o que o senhor " indignado said"" disse pouco mais a acrescentar a nao ser aplaudir, porque é de pessoas destas que as associaçoes necessitam, pessoas " inteligentes" com visao, Porque depois depois de ler o artigo da upoop, so me apetece dizer que isto vai mesmo de mal a pior, sera mesmo este o pais que vivemos.
Exemplo, tenhamm vergonha na cara, antes de publicarem os textos vejam o que escrevem.. Tenham vergonham voce "" a pessoa que escreveu o texto"" sao o nojo da nossa profissao. o NOJO na forma mais pura..

Mais uma vez aplaudir a opiniao do ultimo comentario..

Anónimo disse...

independentemente do texto que se pressupõe da autoria da UPOOP, ser mais ou menos feliz e obviamente criticavel em alguns aspectos, é lamentavel que se escondam no sempre confortavel anonimato para falaren daquilo que bem entendem e nem sempre conhecem, fazendo uso de uma linguangem imprópria para uma classe que se quer digna.
será assim que demonstramos o nosso valor profissional ou a nossa razão? não me parece...
já agora fui um dos alunos do 1ª curso e varias vezes, no sitio certo ou seja as AG questionei a direcção pela forma como aceitaram formandos que na minha opinião não deveriam ser aceites, mesmo que fossem uma minoria, não vi mais ninguém nas referidas AG a falar sobre o assunto, onde estavam os criticos dos cursos, porque não aparecem e colocam as questões no local e no momento certo?
independentemente do reconhecimento que enventualmente possa ou não vir a ter, direi apenas que valeu a pena e se julgam que o nivel de exigência foi minimo é porque desconhecem por completo o programa do mesmo.
já agora também informo que eu como muitos dos meus colegas (felizmente até nem era dos mais velhos) sou um miudo de 39 anos e como podem verificar nos registos da UPOOP o meu primeiro curso foi realizado tinha eu 17 para 18 anos, por dificuldades varias das quais destaco o serviço Militar obrigatório (quase 2 anos) não me foi possivel tirar o curso na época,o que teria sido muito mais facil pois até já tinha concluido o 12ªano, não é desculpa, foi um facto com o qual terei que conviver, é a vida
todos teremos as n/ razões, seguramente válidas, utilizemos por isso um discurso elevado no sempre bem-vindo debate em torno da n/ Profissão.
nem tudo o que se fez é excepcional, mas também não será tudo assim tão desastroso como alguns parecem crer.
um abraço
Rafael Claro Da Silva

Anónimo disse...

Caro Rafael,

A respeito das AG, há muito a dizer e nem sequer quero começar a falar, pois isso sim seria degradar a imagem dos opticos-optometristas. Vamos pois deixarmo-nos de cenas tristes.

Em 2º lugar, não vejo em que parte é que a minha linguagem foi ofensiva, ou imprópria para a classe. Reconheço que já deixei a escola à muito tempo, mas considero que escrevo de forma clara e, espero eu, sem erros de ortografia. Não adjetivei de forma menos própria e pessoalmente, qualquer dos elementos da direcção ou associados da Upoop. Posso inadvertidamente ter chamado alguém de "miudo", mas é algo compreenssível, tendo em conta a média de idades das pessoas que frequentaram/frequantam o curso. Também eu sou um miúdo para as pessoas das gerações acima da minha.

Não é portanto minha intensão ofender quem quer que seja, muito menos a classe. Mas isso não nos pode impedir de classificar a actuação da direcção da Upoop (desta , das anteriores e das futuras) em algumas decisões, no mínimo, controversas.

E para terminar, gostaria que me esclarecesse a respeito de uma coisa: esse seu 1º curso que tirou quando tinha 17, 18 anos foi qual?

Anónimo disse...

Por uma questão de principio não respondo a quem se refugia no anonimato, por isso nada tenho a esclarecer a quem me cita

infelizmente muitas opiniões são anonimas em consequência os meus comentários são relacionados com os varios textos sem dar enfase a nenhum em particular, por isso reitero por completo o que já aqui expremi.

Marquem presença nas AG, sejam exigentes com a direcção agora eleita, só criticar por criticar nada altera naquilo que deve ser mudado..e seguramente muito têm que mudar, desde o funcionamento dos serviços à operacionalidade dos proprios orgãos sociais, quer á viabilidade da UPOOP


Por vezes julga-se que os direitos adquiridos são eternos, não é bem assim, vejam o que está a acontecer com perdas de regalias de algumas profissões, inclusive com muito mais peso social que a optometria, que sejamos objectivos, não têm importância revelante para o estado.

Lamentavelmente temos o exemplo recente do Brasil, em que a optometria foi proibida com força de lei e ao que sei também na grecia aconteceu o mesmo e este pais até pertence à união europeia, aqui poderá estar o verdadeiro perigo, reflitam um pouco sobre o assunto... não será melhor pensar o futuro do que estar sempre a falar sobre o passado... e se alguns julgam que sou um defensor de todo o trabalho realizado pela direcção cessante, enganam-se, e quem têm estado nas AG é bem testemuha disso mesmo, mas respeito-os e tento colaborar com a minha opinião, como todos os deveriam fazer, e também honra lhes devo fazer têm sido sensiveis a algumas das sugestões expressas pelos pouquissimos socios intervenientes, como já disse os presentes são invariavelmente muitos poucos (face ao numero de associados)pelo menos nos ultimos 3 anos.

volto a perguntar onde estão as opiniões divergentes, parece-me que simplesmente resguardadas no anonimato, sem qualquer papel activo este é um facto indesmentivel
Rafael Silva

Anónimo disse...

Concordo consigo, caro Rafael Silva, no que respeita a quem se esconde por detrás do anonimato. Isso revela cobardia e falta de carácter.

Mas não posso deixar de concordar com algumas das opiniões expressas pelo tal de "indignado".

Ao que me parece, a Upoop está a sofrer uma grave crise directiva. Falta de interesse dos associados, falta de participação, logo fraca representatividade. E para mais, as vozes que aparentemente têm algo de positivo a dar, preferem manter-se na sobra do que vir dar a cara pela Optometria. É lamentável a todos os níveis.

Acho que o Caro Rafael está a preocupar-se excessivamente com o que aconteceu no Brasil (para mim é uma novidade, mas admito que não ando a par de tudo o que se passa no mundo), pois a situação no Brasil era bem diferente da nossa. Não só na qualidade dos optometristas, como também na quantidade de oftalmologistas.

Não é novidade para ninguém que, independente do pais que se considere, a posição dos oftalmologistas perante os optometristas é a de exterminio completo. Isso não nos deve meter "medo" mas sim servir para nos pormos a mexer, e agir com inteligência.

Portanto, caro Rafael, não venha com essa conversa do fim-do-mundo para cima de nós, a ver se encontram fundamentos para os cursos, porque não pega. Só a título informativo: são esse tipo de argumentos que são usados pelos fundamentalistas religiosos para "angariar" seguidores. Acontece agora no mundo árabe, e aconteceu na europa durante a "santa" inquisição... é preciso cuidado e é preciso desconfiar dos "anúncios do fim-do-mundo"!

Miguel Lourenço

Anónimo disse...

Caro Miguel Lourenço

li o seu texto com particular interesse e aprecio a sua capacidade interventiva, mas perdoe-me a franqueza, não raras vezes opina sobre a UPOOP sem conhecimento de causa.

Parece-me não ter compreendido o teor do meu texto pois não me preocupo nem muito nem pouco com o fim da optometria quer no Brasil quer na Grécia é simplesmente um facto real sobre o qual devemos reflectir, ou como diz " nos pormos a mexer" isto é ser mais proficuos, encontrar pontos de convergência que sirvam a optometria

Muito menos acho ou insinuo que seja o "fim do mundo" ou uma qualquer razão para aceitar mais ou menos os "cursitos" da UPOOP como os apelida. estes são factuais e têm valor para a formação de quem os fez

Comparar radicalismos religiosos em relação ao assunto abordado é muito pouco judicioso e desprovido de sentido.

claro que existem desconfianças por parte de alguns médicos em relação à optometria ( é mais uma posição de classe do que individual)mas achar que os médicos querem o nosso/vosso "exterminio" é um tanto ao quanto exagerado, não conhece médicos que apreciam ou reconhecem o seu valor e o seu trabalho? eu conheço e tenho a felicidade de ter essa experiência.

Quando fala sobre a crise directiva da UPOOP, reitero o que afirmo no inicio deste texto , fala sem conhecimento de causa.

A crise não é directiva nem muito menos da UPOOP, é cultural, o povo português não vive o associativismo participado e isto é na ANO,APPV,UPOOP,.. e em tantas outras associações dos mais diversos ramos ou interesses.

mesmo assim tenho presenciado as AG da UPOOP com cada vez mais socios presentes, a titulo de curiosidade a 1ª vez que estive presente numa AG eramos, já contanto com orgãos sociais, para aí uns dez, bem diferente do numero de presenças na ultima (muitas mais poderiam existir caso existisse a sensibilidade para também fazer a concocatoria atempadamente por carta), mas que de qualquer forma são pouco interventivos não estimulando os orgãos sociais.

Infelizmente nem a APLO, que será seguramente formada por gente jovem, dinamica e inconformada com a situação actual consegue mobilizar os seus associados(acredite que não é com qualquer sentido prejurativo que a menciono) senão vejamos:
eleições em 15 DE JANEIRO,
só existiu uma lista a concorrer(lista A) numero total de sócios com direito a voto 133 DOS QUAIS SÓ VOTARAM 30!!! ABSTENÇÃO 77.44%

Caro Miguel acha que também aqui existe " uma grave crise directiva. Falta de interesse dos associados, falta de participação, logo fraca representatividade" como o afirma?
será culpa da direcção cessante? com sinceridade não creio...

talvez o futuro nos proporcione conhecermo-nos pessoalmente, então debateremos de uma forma elevada as nossas opiniões, se calhar como diz a canção "será muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa"

Um Abraço,
Rafael Claro Da Silva

Anónimo disse...

Para Rafael Claro da Silva:

Peço desculpa por não me identificar mas não me apetece fazê-lo nem vontade tenho de explicar porquê! Relativamente às eleições da Upoop, por exemplo e já que tanto sabe acerca desta associação, quais foram os resultados? Qual foi a abstenção (e aqui quero referir-me apenas aos optometristas e aos optico-optometristas)? Quantas listas concorreram?
Não é uma crítica, apenas curiosidade!

Anónimo disse...

Repito, Por uma questão de principio não respondo a quem se refugia no anonimato, por isso nada tenho a esclarecer a quem me cita

Quanto ao trabalho da direcção recentemente eleita, defendo há muito que deve informar todos os sócios sobre o numero de presentes na AG e qual os resultados das mesmas, assim como, através de circular, informar mesmo que de forma muito sucinta, das varias decisões que vai tomando,

seria também interessante disponibilizar num determinado dia um periodo em que se pudesse encontrar um elemento da direcção na sede, com que se pudesse contactar e interpelar de forma directa e não através de terceiros ou por escrito, isto estou certo, muito aproximaria os associados da UPOOP.

Rafael Silva

Anónimo disse...

Caro Rafael Silva,

A transparência é qualquer coisa de muito nobre e que infelizmente só poucas associações a têm!

Continue com este "trabalho" aqui, pois se estivesse no seu lugar faria o mesmo.

Anónimo disse...

Porque não começar a denunciar os falsos Optometristas e Drs que nos aparecem no dia a dia, e que estragam a imagem do OPTOMETRISTA? Por exemplo os diplomados no ultimo curso da UPOOP que exibem agora o DR antes do nome nas sua receitas? Alguns deles com o 9ºano de escolaridade, dá para publicar imagens no blog? Pois se der vou começar a por imagens das receitas dos mesmos sujeitos, Para não falar dos que frequentam o primeiro ano da universidade no curso de Optometria, e nem chegam a fazer uma unica cadeira e quando damos por eles la estao de bata branca no consultorio com uma receita DR fulano tal. Estes casos sim sao a imagem que devemos combater e banir da Optometria.

Anónimo disse...

"Porque não começar a denunciar"(...)"Por exemplo os diplomados no ultimo curso da UPOOP que exibem agora o DR antes do nome nas sua receitas?"(...) "Para não falar dos que frequentam o primeiro ano da universidade no curso de Optometria, e nem chegam a fazer uma unica cadeira e quando damos por eles la estao de bata branca no consultorio com uma receita DR"

custa-me a crer que tal casos existem é muita falta de caracter e o cliente não é assim tão incauto.
mas bem, se conhece casos como este porque não começa por os denunciar?
basta enviar para as respectivas associações as ditas receitas, estas depois só têm que aplicar os seus codigos deontologicos.
tenha coragem assuma as suas afirmações que são muito graves se confirmadas e ainda muito mais gravosas serão se forem levianas

Anónimo disse...

para o anómino anterior...

"custa-me a crer que tal casos existem é muita falta de caracter e o cliente não é assim tão incauto."

mas o Sr. vive no País das Maravilhas?
Não seja tão ingenuo...

M.L.

Anónimo disse...

um desafio ás duas associações, por que não organizarem em conjunto um congresso, nesta fase exclusivamente tecnico, talvez assim e de forma informal, existisse a sempre necessaria aproximação entre pessoas, talvez todos se venham a compreender melhor

no dia a dia tantos licenciados trabalham com diplomados e vice versa e aqui há respeito mutuo pelos saberes adquiridos...
fica o desafio
sucessos profissionais
rafael silva

Anónimo disse...

Para esse senhor que lhe custa a acreditar nos falsos DRs da UPOOP, que pensam que um diploma lhe atribui o grau de DR., com o seu curso tirado em meia duzia de fins de semana. Aqui vai a receita de um deles enviada hoje para o mail da UPOOP, so espero que a UPOOP, tenha o minimo de bom senso e ponha este fulano no olho da rua e lhe cancele a sua cedula profissional, pois a Optometria precisa de tudo menos de BURLOES a ostentarem a vinheta da UPOOP.
Para os que não sabem para se ter o tal DR. é preciso concluir o 12º ano, não basta so a 4ªclasse, de seguida é necessaria uma nota minima para entrar na universidade, concluir o licenciatura de 5 anos e o estágio. Não basta a 4 classe e meia duzia de fins de semana.
Fico a aguardar pela atitude que a UPOOP vai tomar face a esta situaçao.
Este foi o primeiro, mas veem ai mais aguardem.

Anónimo disse...

meus amigos disse que só me custa a acreditar não disse que não acreditava, só preciso de "ver para crer como são tomé"
por isso mesmo sugeri que enviassem as copias das ditas receitas para as associações respectivas como agorá você esta a fazer, poque não o fez antes?

têm alguma trauma para com as pessoas que só têm a 4ª classe acha que são estes que se passam por doutores?
TRATEMOS ESTES OPTICOS COM A DIGNIDADE QUE MERECEM POIS MUITOS DELES SÃO OS PIONEIROS E RESPONSAVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DE MUITO DO QUE AS VARIAS ASSOCIAÇÕES QUE NÃO SÓ LIGADAS Á OPTOMETRIA CONQUISTARAM

a da 4º clase e uns fins de semana não têm comentário possivel é puro preconceito

ou bem me lembro ou o artigo também falava em "frequentam o primeiro ano da universidade no curso de Optometria, e nem chegam a fazer uma unica cadeira" ou seja o problema é trasversal não são só os da 4ª classe.
felizmente tive oportunidade de estudar para além da 4ºclasse, se não, estava incluido só por isso e na sua opinião num "bando de malfeitores"

o desafio que o rafael sugere até poderia ser muito interessante de varios pontos de vista, assim exista vontade para o levar por diante

Anónimo disse...

vamos deixar de ser comodistas, é nossa obrigação contribuir para o sucesso da UPOOP e do trabalho da direcção.

é nas AG que devemos partilhar as n/ preocupações e apresentar ideias para discusão

é "obrigatório" estar na proxima ASSEMBLEIA GERAL (como em todas as outras)dia 15/03/06 ás 15h universidade independente
sejamos construtivos o futuro depende disso

Anónimo disse...

vamos deixar de ser comodistas, é nossa obrigação contribuir para o sucesso da UPOOP e do trabalho da direcção.

é nas AG que devemos partilhar as n/ preocupações e apresentar ideias para discusão

é "obrigatório" estar na proxima ASSEMBLEIA GERAL (como em todas as outras)dia 15/03/06 ás 15h universidade independente
sejamos construtivos o futuro depende disso

Anónimo disse...

a proxima Assembleia geral é dia 25/3/06 e não 15 como por lapso foi escrito

Anónimo disse...

pergunto eu? porque existem licenciaturas em optometria?
segundo o comentario anterior basta
ser tecnico de optica e filho de dono de optica e com experiencia; e depois tira-se uma reciclagem da upoop e é se optometrista,terá logica????
talvez não sei..
tinha alguma logica quando não existiam licenciaturas.....
Na actual realidade não..

actualmente a optometria deve ser licenciada; para que haja mais reconhecimento e credibilização da profissão.
Os cursos da upoop deveram acabar, pois existem as licenciaturas;por isso é que foram criadas.

Anónimo disse...

Isto é uma vergonha!!! O curso estava aberto a todas as pessoas que estivessem interessadas em AMPLIAR os seus conhecimentos, só não foi quem não quis e não me venham com a historia de nao querer pactoar com estas coisas!! Tirar o curso na universidade quando em 3 anos se dá tudo e nada vale para optometria...só os ultimos dois anos do curso é que se tem alguma noção de optometria!! Meus senhores dor de cotovelo é tramada mas passa com pomada!!! Deixem quem quer Ampliar os conhecimentos!! Quantos opticos colocam pessoas NÃO QUALIFICADAS na oficina e por vezes no consultório?? Pois é ai já não falam!! Com o curso teremos a base para ser bons profissionais pois é um curso muito bem elaborado e com um grande grau de dificuldade talvez por isso que alguns não se inscreveram!!! Quem quiser opinar sobre este texto agradeço que se identifique pois "cobardia" é um defeito grande!!

um abraço

Luis Santos

Anónimo disse...

Tal como afirma o Sr. Rafael Silva, o tipo de discurso menosprezando os cursos Universitários é de uma leviendade e irresponsabilidade néscia tal, que retira qualquer hipotese de diálogo construtivo.

Não posso concordar porém com as suas afirmações de que o curso da Epoo é de qualidade inquestionável. Quem foram essas pessoas de capacidade científica e pedagógica inquestionável que estruturaram o curso, que agora não se possa questionar sobre a qualidade do mesmo?

Até os cursos Universitários (todos eles sem excepção) estão a ser constantemente questionados e melhorados. Não só para se adaptarem aos novos progressos científicos e/ou sociais, mas também porque tudo deve ser questionado.

O Sr. Luis Santos tem que prestar mais atenção ao que têm dito os Licenciados... Somos contra todos aqueles que façam "consultas" sem qq qualificação atribuida por instituição idónea.

Devo também lembrar ao Sr. Luis Santos, que se queria apenas "ampliar" os seus conhecimentos, bastaria ter lido um bom livro! Sempre teria ficado mais em conta!

Este curso da Epoo foi um "equivoco" no percurso que a Upoop traçava no panorama da optometria em Portugal. Tanto é que o acordo de Paris que ambas as direcções (APLO/UPOOP) prometeram cumprir termina com a continuação do curso.

Um conselho deixo ao Sr. Luis Santos:
Se pensa que o curso lhe deu aptidões para fazer um trabalho que pelo menos seja acima de mediocre, está muito enganado.
São precisos muitos anos de estudo contínuo ao longo de toda a vida, assistir a muitas palestras e Workshops, apresentar muitos trabalhos e alguns publicá-los, e depois de uns bons anos de práctica clínica continuada, talvez aí então já se faça um bom trabalho...

Quem pensa que tudo sabe, é um risco para si e para os seus pacientes...

Bem hajam...

Jorge Silva

Anónimo disse...

Sr. Jorge Silva

Como tudo na vida e até a propria vida, só com o decorrer do tempo é que nos aprefeiçoamos e engradeçemos!! Gabo todos os profissionais que tiraram o curso universitários de Fisica Aplicada sem nunca menosprezar o merito que tiveram!! Agora dado a oportunidade de fazer o curso de optometria em LISBOA aproveitei e acho que foi bem aproveitado!! Para ser BOM PROFISSIONAL não preciso de publicar nada nem ir a palestras nem Workshops, para provar alguma coisa seja a quem fosse...não procuro protagonismo mas sim profissionalismo!! E não é com um livro que aprendo Sr. Jorge Silva!!Ajuda a aprender isso sim, tirar duvidas também!!Mediocres sao todas as suas palavras sem conhecimento de causa!!Quem o ouvir falar até parece que é um expert na matéria....Terá que ler ainda muitos livros como tal me aconselha!!!Ainda hoje os cientistas estão a descobrir coisas novas!!!Servir bem é o que devemos todos fazer e lutar contra os inergumes da optica que colocam pessoas sem habilitações para tal colocando a nossa imagem cada vez mais inferiorizada!!Quem gosta de arrancar dentes num sapateiro??
Lutemos por algo em comum acho que todos nós queremos ser bons profissionais!!!

um abraço
Luís Santos

Anónimo disse...

sr,s Santos ,Silva e "?sr.Dias? "
tanho a disser com estas conversas todas já foram todos avaliados por clientes mistério e não pensem que são uns melhores que os outros pois cada caso e um caso a diferença e que uns cheiram a tabaco o que aconselho a deixar de fumar ass.SAPOMISTÉRIO

Anónimo disse...

JA TIVE ESSE PRAZER TAMBEM DE SER AVALIADO POR SAPOMISTÉRIO

Anónimo disse...

tanho a disser.....loooooooooool
sapinho...ganda maluco loooool
vou pensar no teu caso!!!

abraço
Luís Santos

Anónimo disse...

PORQUE NÃO COMEÇAM A ORGANIZAR UNS CHAZINHOS?

PODERIAM ASSIM:
1- COLMATAR A LACUNA DA VOSSA INFANCIA: FALTA DE CHÁ!!!
2- DIVERTIREM-SE UNS COM OS OUTROS!!!

ass.: alguém que está cansado de tanta anormalidade!!!!!

Anónimo disse...

sapomistério? falta dde chá? Lacunas de infancia?

em que é que isto ajudou a esclarecer o que quer que fosse?
assim não mais atingiremos o que pretendemos, ou seja uma optometria digna e dignificada por quem a pratica
continuamos insistentemente a "dar tiros no nosso pé"

Anónimo disse...

enfim, sou aluno de fisica aplicada e poucos saberao o esforço que faço diariamente para quê? Muitos de voces sao a vergonha deste país. é dificil ser-se profissional. Querem pretigio, LUTEM para ser licenciados pois eu também luto todos os dias. Oxalá alguem prepare o futuro. muito bem Sr. Rafael e concordantes, da minha parte o meu obrigado.

Desculpem o anonimato mas nao tenho ainda posição para dar a cara.

Ass: alguem que tem humildade para saber colocar-se

Anónimo disse...

Já agora queria pedir ao Sr Rafael Silva um qualquer contacto neste blog para que possa pedir-lhe uma simples informação uma vez que consegui entender que é uma pessoa que está dentro do assunto. nao o posso fazer directamente neste blog pois identificar-me-ia e acredite que pode ser perigoso.

caso nao seja possivel compreendo perfeitamente

Anónimo disse...

Meus Caros,

Vou tentar fazer uma inflexão no rumo que esta conversas estão a tomar, porque o caminho que escolhemos (todos nós) é um beco sem saída.

Não quero particularizar, mas vou aproveitar parte de um comentário para dizer de minha justiça:

"Para ser BOM PROFISSIONAL não preciso de publicar nada nem ir a palestras nem Workshops, para provar alguma coisa seja a quem fosse...não procuro protagonismo mas sim profissionalismo!"

Esta é uma ideia muito errada e muito perigosa, para qualquer pessoa, independentemente do seu nível académico. Socrates dizia "eu só sei que nada sei", o que quer dizer, que nunca podemos saber tudo. A formação contínua do individuo é primordial não só para a sua vida profissional mas também para a forma como se incere na sociedade. Ou seja é primordial para se ser um bom profissional.
Todas as profissões, principalmente na área da saúde, necessitam de actualizações constantes.

Em relação ao sapo... não há comentário possível!!

Jorge Silva

Anónimo disse...

Outra coisa me faltou dizer, que tem que ver com o que temos ou não que provar aos outros...

Todos os dias somos postos à prova. Cada paciente que entra no gabinete está a avaliar o nosso desempenho. Ele vai decidir se nós somos ou não "bons". Essa é uma avaliação subjectiva, pois avaliam mais a nossa capacidade de "socializar" do que a capacidade técnica. Mas não deixa de ser uma avaliação.

A avaliação técnica vens dos nossos pares, que em cada conversa que temos ou em cada caso que comentamos, nos avaliam comparativamente.

Se a optometria pretende realmente vir a ser representada em portugal por uma ordem, esta avaliação é importante. Em inglaterra, por exemplo, todos os optometristas têem que prestar provas de aptidão profissional a cada 5 anos. Porque será que em cá exista tanta gente a pensar que "já não preciso de aprender mais"? (em todos os sectores da sociedade)

Vão-me dizer que me estou a contradizer, pois que por um lado sou contra os cursos da Upoop, e por outro lado defendo a formação contínua. As diferenças estão nos níveis de exigência científica requeridos.

A aprendizagem não depende daquilo que o professor sabe, depende daquilo que ele quiz transmitir e como o transmitiu.

Eu tive professores que eram geniais matemáticos, um deles considerado o 10º maior matemático da história, mas para mim tinha 2 grandes problemas, o 1º é que era russo e não falava português; o segundo é que tinha um nível de linguagem desfasado da minha capacidade cognitiva na altura. O resultado? não aprendi nada com ele... mas aprendi lendo "um bom livro"!

Mais uma vez afirmo que nada tenho contra a quem fez o curso da Upoop, mas sim contra a génese do curso em si...

Se por ventura todos fossemos submetidos a um exame de aptidão (e caso eu passasse ;) ), assumiria como iguais e com bom grado todos aqueles que também passasem, com ou sem curso, com ou sem licenciatura...

A vantagem da universidade é criar um padrão com o qual podemos comparar competências. Desculpem-me mais uma vez os alunos do curso da Upoop, mas não existe qualquer forma de se poder comparar as vossas competências com as nossas. Não digo que não sejam comparáveis, mas é como se se tratasse de uma lingua deconhecida e não a soubessemos traduzir!

Jorge Silva

Anónimo disse...

É só para avisar que acabei agora mesmo de me formar em animação cirsence, finalmente já sou DR. PALHAÇO. E agora vou fazer um mestrado em acrobacias e piruetas encorpadas com o SAPOMISTÉRIO, pode ser que consiga enfiar um elefante no seu traseiro.

Anónimo disse...

Esqueçi-me de assinar, ainda é da excitação da conclusão da minha formação.

Ass. ATENTO

Anónimo disse...

ou ADVOGADO (director de casting) desde que esta novela tenha um fim igual ás brasileiras, em que acaba tudo em bem, casam ( entenda-se UPOOP/APLO) e sejam felizes para sempre, nada tenho a opor a bem da optometria, os realizadores é que são fraquinnhos (direcções)

Anónimo disse...

muito bem visto, esse vai mesmo ser um dos grandes problemas entre tantos outros

fala-se á boca cheia no tal milagroso acordo mas continua-se a não aceitar os novos diplomados e pelas varias intervenções acima de tudo no blog da aplo há uma desconfiança que dificilmente será ultrapassada falta verdadeira vontade e motivação

Anónimo disse...

parece que se descobriu que o Sinister que é secretário de direcção da APLO que é o JS112 que diz ele mesmo que está perfeitamente identificado porque js são as iniciais do 1º e ultimo nome que tb assina como sinister/tc que é o jorge silva e que por grande coicidência também têm no seu nome MIGUEL E LOURENÇO por isso deve ser quem neste blog muito escreve quase sempre de forma ofensiva decidiu censurar quase tudo que prova o que aqui se afirma mais APAGARAM todos os post que comentavam isso, eu que era pro APLO, fiquei com a certeza que com pessoas deste caracter porque erraram e não souberam ASSUMIR O SEU ERRO a solução é a censura da verdade

Neste caso tenho que dar os parabens á UPOOP pois existem post sem sentido e de muita falta de educação, até ataques pessoais e eles continuam cá viva a pluralidade de pensamento pelo menos aqui porque na APLO acabou ou se calhar nunca existiu

Anónimo disse...

nestes fasciculos que aqui ainda são livres, na APLO têm que ser previamente aprovados pelos admistradores, julgo que a sua carreira que parece muito promissora, lá vai ter a guilhotina da censura. portanto o seu sentido critico e independente na APLO têm os dias contados

Anónimo disse...

Que seca...e agora?Como é que vamos fazer? Isto aqui nem tem posts recentes para falarmos mal!...que se foda comentamos aqui que alguém os há-de vir ler!

Anónimo disse...

Isto parece um bando de canibais, alimentando-se uns dos outros e das baboseiras que cada qual se lembra de vomitar a cada pouco.
Este post foi inicialmente publicado a:
"Quarta-feira, Fevereiro 08, 2006
É de lamentar a falta de “visão” de alguns! "
Já passaram 5 meses e tudo continua na mesma na frente de ataque, à excepção do genocídio em backgroud.
O que se passa no da aplo não é diferente, mas sempre vão mudando as moscas.
É esta a imagem da Optometria em portugal. Onde nos sites dos seus representantes máximos apenas se lava roupa suja.
Tenham todos vergonha na cara, e coloquem-se todos vos vossos devidos lugares.

Anónimo disse...

a linguagem do penultimo anonimo é de muito mau gosto é de uma grosseria gratuita e totalmente condenavel

lá por não existir post novos, quem aqui escreve pode sempre lançar novos temas para debate

telefonem para a APLO e perguntem pelo nome do secretário de direcção isto esclarecerá qualquer duvida

Anónimo disse...

Penultimo anónimo diz:

...foda-se tu tens lançado cá uns novos temas para debate!!!

Só reclamas só reclamas! O mundo está de mal contigo ou contigo é que está de mal cu mundo? Toma un Tó Café quisso passa...Oh advogado do diabo não há possibilidade de criar uma curta em que este coitadinho seja o protagonista?
Levanta a cabeça rapaz...

Anónimo disse...

Já á algum tempo que não consultava esta pagina, surpresas das surpresas não é que verifico que existe aqui um inteligente que merece formação especifica em educação e cultura cívica, não dá para acreditar em tão baixo nível de actuação,á falta de argumentação, manda-se uns vocábulos para a frente, grande participação, é mesmo construtiva, deve estar traumatizado ou sofre de impotência, tenha juízo seja responsável

Anónimo disse...

tive a ocasião de ler os varios comentarios sobre o assunto(alguns já não existem) disseram aqui que:

"parece que se descobriu que o Sinister que é secretário de direcção da APLO que é o JS112 que diz ele mesmo que está perfeitamente identificado porque js são as iniciais do 1º e ultimo nome que tb assina como sinister/tc que é o jorge silva e que por grande coicidência também têm no seu nome MIGUEL E LOURENÇO por isso deve ser quem neste blog muito escreve"

epá não é que devem ter razão ou então é só mesmo muita coincidencia é que pelas iniciais do tal secretario tudo bate certo

Direcção (retirado do site da APLO)
Presidente: Dr. Eduardo J.M. Teixeira
Vice-presidente: Dr. Nuno F. A. Pedro
Secretário: Dr. Jorge M. A. L. R. Silva

Mas prossiga-mos se isto é verdade com o que escreve não têm condições morais para continuar no cargo

dignifiquem as vossas intervenções

Anónimo disse...

JOrge silva miguel sinister ou outra coisa qualquer
achas que é com afirmações destas entre muitas outras que vamos ter sucesso nas negociações em curso

"Desculpem-me mais uma vez os alunos do curso da Upoop, mas não existe qualquer forma de se poder comparar as vossas competências com as nossas. Não digo que não sejam comparáveis, mas é como se se tratasse de uma lingua deconhecida e não a soubessemos traduzir!
Jorge Silva "

antes era porque o curso era muito caro, era por isso só pagar para o ter, agora já é a aprendizagem que não depende daquilo que o professor sabe, mas depende daquilo que ele quiz transmitir e como o transmitiu.
quer dizer que até já achas que os professores são bons, sabem muito, mas ensinaram pouco, porque não se aplicaram ou falam noutra lingua por acaso espanhol não o russo

se calhar também este bog devesse aderir á moda da moderação como na APLO que para mim não é mais do que o apelido ou a forma bonita de dizer censura

Anónimo disse...

Talvez os blogs devam mesmo ser moderados, para evitar que certas barbaridades, poucas vergonhas e certos excessos de linguagem sejam usados. Para um qualquer incauto que venha parar a este blog ou ao outro, deve ficar estupefacto ao ver o que se discute e a forma como se discute para estas bandas (e para as de lá). A imagem das associações não tem nada a ganhar com certas intervenções que aqui foram feitas. Só com muita sorte e água benta é que algum governo vai passar para a mão destes senhores uma (des)Ordem dos optometristas.

Anónimo disse...

Advogado do Diabo

Vou ajudá-lo na feitura do seu enredo.

Imagine-se que despenharam numa ilha aparentemente deserta uns quantos Optometristas Licenciados, tendo sobrevivido à colisão de uns anitos numa Universidade. Tentam sobreviver com as ferramentas e o conhecimento que adquiriram na sua formação. Passados uns meses de actividade, apercebem-se que não estão sozinhos, há OUTROS, e sentem que não são bem vindos naquele espaço, são ameaçados, são informados pelos OUTROS "se querem viver nesta ilha, tem de cá andar 10 anos, longe do nosso olhar, só depois podem integrar esta bela organização", posto isto, é óbvio que os malogrados sobreviventes se unem para se poderem defender dessa injustiça.

Eis que criam uma associação, e lutam pela sua sobrevivência, e aos poucos os OUTROS apercebem-se da sua força, que se movimentam muito bem, eis que surge a necessidade de uma aproximação, após longas conversas, os Líders dos OUTROS tentam um acordo para poderem salvar a face perante os seus seguidores, e conseguem um acordo de tréguas na sua luta pela posse da Ilha.

Obviamente que os OUTROS não pretendem cumprir o acordo, e vão circulando pelos seus seguidores alguma contra-informação, para baralhar os pensamentos aos seus seguidores, entretanto os sobreviventes estão na expectativa de ver as movimentações dos OUTROS, para poderem agir em conformidade, e houve necessidade de estancar alguma contra-informação que andava a circular misteriosamente, tendo decidido filtrar toda a informação que chega por via anônima.

Advogado do Diabo, deixo para si a redacção do próximo episódio.

Assinado

ATENTO - O tal que se arma em engraçado

Anónimo disse...

ou atento se houve necessidade de estancar alguma contra-informação que andava a circular misteriosamente, essa informação não foi mais do que o desmascarar de alguém que se dizia muito bem identificado, mas que renega alguns dos post particularmente infelizes incoerentes e até mal educados que são da autoria do tal sinistir que é só o secretário da direcção da APLO, portanto não um qualquer, como pode este Sr negociar algo que não acredita, os seus post mesmo os mais recentes aqui e lá bem o demonstram

Quanto a essa dos dez anos deve contar a história toda eu estive em braga quando a APLO foi anunciada, não sei se você esteve

como não tenho responsabilidade em nenhuma das associações nem pretendo ter, tenho liberdade para afirmar algo que pessoalmente até nem estou de acordo, mas face ao seu texto a UPOOP reforça a sua legitimidade para continuar a formar os seus optometristas ( que alguns licenciados não conseguem entender porque é uma lingua estranha) e a Aplo que continue o seu trajecto, depois veremos quem têm a necessidade da tal aproximação, até porque qualquer um hoje em dia quase que se pode intitular optometrista, é isto que querem os licenciados eu não

infelizmente, que força é que APLO movimenta? nem socia das instituições internacionais é (como já foi aqui por outros afirmado) , a boa vontado de alguns dos seus lideres não chega
se foi a UPOOP a se aproximar da APLO( o que não sei se é verdade) até devem louvar quem tomou a iniciativa mesmo que tenha sido ao contrário e não considero que nemhuma das direcções tivesse que salvar a face perante os seus associados julgo até que procurar convergências é uma obrigação e um dever para quem defende a OPTOMETRIA , são discursos com o seu que não levam a nada é que no trajecto das duas associações e nas suas intervenções nem sempre os argumentos foram os mais correctos

Já agora existe uma associação que mostrou de forma clara as clausulas do acordo (UPOOP) existe outra (APLO) em que quem esteve na Ass. Geral viu ,os outros pedem informação mas nada, têm que enviar carta registada para o presidende da AG e mais o da direcção e que consultem as actas,parece que um documento que de sigiloso deve ter muito pouco contém algum segredo que não se pode revelar e no entanto são mais as assinaturas dos que os pontos acordados

Vamos mas é todos reflectir sobre aquilo que pretendemos com maior e melhor clareza de ideias

Anónimo disse...

Para o Sr, Rafael Silva, que parece querer interpretar as coisas à sua maneira:
Parág.2.º— Como Presidente, Vice-Presidente, Secretário ou Tesoureiro, que o membro exerça qualquer das profissões mencionadas no Parág.1.º do artigo 8. °, há pelo menos dez anos.
Ou seja, os cargos que realmente podem decidir alguma coisa.
Claro que depois se diz:
Parág.3.º— Desde que se reconheça de utilidade para a União, poder vir a ser eleito um membro fora das condições expressas nos parágrafos 1.º e 2.º deste artigo.
Mas sendo esta uma regra de EXCEPÇÂO nunca foi de utilidade para a União eleger um membro fora das condições expressas nos parágrafos 1.º e 2.º deste artigo.
Ou será que foi esquecido um certo episódio ocorrido com uma lista encabeçada pelo Sr. Neves Deutel?
O que se passa com os novos estatutos é irrelevante para este argumento.

Anónimo disse...

DO ATENTO

Sr. Rafael Silva, cada um lê e vê o que quer. Mas na Ilha, os locais boicotaram a ascenção do Neves Deutel primeiro e depois também foi quase excomungado um tal Sérgio Nascimento. Mas isso foram ou são problemas dos OUTROS da Ilha.
A chegada dos novos veio afectar a pacatez dos locais, pois é sempre melhor governar ou mandar em indígenas pouco esclarecidos.

Veremos os próximos capítulos.

NOTA: alguns adjectivos aqui usados são meramente figurativos, para manter uma aura de história e de drama, não tem nenhum carácter pessoal.

Pelo ATENTO

Anónimo disse...

Parecem desatentos reitero por completo o já afirmado
Sou frontal, objectivo, espero que correcto e não me refugio em adjectivos ou filmes, nem em nenhuma identificação que não o meu nome, o que é caso raro nos vários blog, porque entendo que o que se está a falar é sério de mais para que se tenha outro tipo de postura. Por isso vamos a factos

Não faço nenhuma interpretação nem pessoal nem á minha maneira os estatutos já existiam quando começaram os cursos na universidade e a responsável por essa evolução foi a UPOOP só ela mais ninguém

Isto é um facto, quem se inscreveu nesse curso muitos já conheciam a associação que tutelava a optometria em Portugal e os seus estatutos, não foi nenhuma surpresa, além que muitos já se enquadravam neste ponto dos estatutos em vigor á época,
Artigo 8.º — Para ser membro efectivo da União, é necessário:
Parág.1.º— Exercer a profissão de Óptico ou a de Optometrista, quer seja como independente, como empresário ou como técnico-empregado;

Os que não se enquadravam só tinham que começar a exercer, aliás como em qualquer ordem, noutras profissões têm que fazer exame e só depois é que é aceite, aqui nem existia esse pressuposto somente exercer

Portanto todos podiam ser associados logo que acabassem o curso alguns até já o seriam, por isso se formaram essas listas que refere mas que de antemão sabiam não poderem ser aceites á luz dos estatutos em vigor

Só foco o cargo de presidente pelo seu carácter institucional, os outros cargos obviamente que têm uma maior peso formal, face aos vogais, mas é mais simbólico que real, pensar de outra forma é não conhecer o valor e a importância de um órgão colegial como é uma direcção, nem ter qualquer experiência associativa, é achar que os vogais (delegados de zona) eleitos são meros espectadores, só o serão se assim quiserem ( muitas vezes também é verdade tornam-se ausentes), pois o presidente só têm voto de qualidade em caso de empate nas votações e os outros todos têm valor igual ao dos vogais numa votação, senão veja

Artigo 29.º — A União dirigida por uma Direcção constituída por nove membros e composta por um Presidente, um Vice-Presidente, um Secretario, um Tesoureiro e os cinco Delegados de Zona, conforme descrição do artigo 15.º.
Artigo 36.° — As deliberações serão tomadas por maioria de votos não podendo a Direcção deliberar sem que pelo menos, estejam presentes cinco dos seus membros.
O nº de vogais ( 5 anos de sócio) até é maioritário aos tais dos 10 anos de sócio, estou de acordo que os anos requeridos eram excessivos, mas que fizeram os componentes dessas listas para o alterarem?

Todas as associações têm, (do meu ponto de vista bem) geralmente medidas proteccionistas nos seus estatutos que “bloqueiam assaltos ao poder” até a APLO que é menos exigente e muito recente diz:
ARTIGO DÉCIMO SÉTIMO
Apresentação de candidaturas:
4 – Cada lista deverá ser subscrita por um mínimo de vinte associados efectivos (ou dez porcento quando este número for maior que vinte) no gozo de todos os seus direitos estatutários.

Neste momento basta cerca de 20 (10% de) assinaturas e daqui a uns anos quantas serão 30, 50, 100… já viram bem a dificuldade que vai ser criar uma lista com gente que acabou de entrar na APLO, os que já lá estão há anos terão sempre mais influencia, isto é natural não têm nada de mal?

Depois esquecer o Presidente do conselho fiscal e principalmente o da Assembleia geral, achar que este ultimo não têm importância ou não manda nada é estranho, mais, este órgão é soberano e pode ser convocado a pedido dos associados ou do seu presidente e têm poderes que podem por em causa ou destituir qualquer direcção

Invoco os novos estatutos somente porque se estes foram alterados quase sem a presença de associados licenciados, e por vontade dos sócios actuais da UPOOP

Se todos se tivessem interessado pela upoop em vez de fundarem uma nova associação (que é legitima) e começassem a participar desde logo na vida associativa marcando presença nas A.G., que o poderiam fazer com direitos iguais (fossem sócios recentes ou fundadores) essa alteração de estatutos há muito já tinha sido feita, como muitas outras e por exemplo este curso que tanto criticam, muitas vezes sem argumentação valida, quase de certeza nunca teriam sido realizados, ao que sei a APLO têm 200 associados, imaginem o que seriam estes licenciados no seio da UPOOP, tudo seria diferente não seria?

Acham mesmo que uma associação que durante tantos anos lutou pelo reconhecimento académico, tinha abdicado de formar optometristas, forneceu o seu saber de forma gratuita ás universidade, (penso que até teve que pagar) e depois disto tudo iria enjeitar os seus filhos prodígios pelos quais tanto lutaram os seus fundadores

Mas como já aqui referi quiseram tudo já e de repente, qual foi a verdadeira evolução nestes últimos 9 anos, obviamente que foi alguma mas muito insuficiente face ás reais necessidades da optometria principalmente porque não existe união na classe e aqui não há inocentes quanto muito, uns mais culpados do que outros

Possivelmente os mais culpados são mesmo os associados, que são uns desinteressados pela intervenção construtiva na vida associativa

Cito aqui um editorial, tal como lá está, da Aplo que com raras excepções também serviria para os da UPOOP

“Terça-feira, Março 28, 2006
Editorial infoAPLO Março 2006
…No início deste mês, mais precisamente no dia 5 de Março, realizou-se uma assembleia geral destinada a apresentar o relatório de actividades e de contas da direcção cessante e o plano de actividades e orçamento para o próximo ano. (…). Excluindo os elementos dos órgãos sociais estiveram presentes quatro associados. É absolutamente lastimável, frustrante e ridículo. A APLO merece mais dos seus associados e aqueles três que lá estiveram merecem muito mais de todos e cada um de vós. Digo vós porque eu nesse colectivo dos indiferentes recuso a incluir-me. É que receitas com um símbolo em relevo conseguem fazer-se em qualquer gráfica!

Nuno Pedro
Vice-presidente “

Julgo que este lamento diz tudo, quando é que os optometristas vão começar a pensar que não são só as direcções as responsáveis pelo (in)sucesso da nossa actividade

Bem hajam reflictam e muito, primem por uma intervenção que represente alternativas credíveis

Anónimo disse...

DE ATENTO

Eis que ocorre na Ilha mais um episódio estranho, segundo alguns relatos que chegam aos OUTROS e aos despenhados, para surpresa deles, há uma tribo que está a tentar organizar-se na Ilha, pois de onde são originários já estão a mais, são conhecidos por Ortoptistas ou Ortópticos. Será que os OUTROS e os despenhados vão conseguir conviver num espaço tão limitado como é a Ilha? E já agora, qual é a verdadeira função deles, o que os trouxe à Ilha?

Aguardo os vossos comentários.

Ass: Atento

Anónimo disse...

quem quiser saber mais sobre ortoptica aqui fica a informação

http://www.apor.com.pt/

um bom site
não se pode criticar quem não foi egocentrico e soube de forma lente e sem ruido de fundo, que por aqui é ensurdecedor, conquistar o seu espaço e talvez também o nosso

Anónimo disse...

e ainda deixo aqui mais uma dica

Programa "MAIS"
22 e 23 de Julho
Praça da Figueira
Lisboa
"Nesta ordem de ideias, e concretamente na área da saúde visual, foi desenvolvido um protocolo de cooperação entre os Laboratórios Pfizer, a APOR e a ESTeSL, no sentido de garantir, durante todo o evento, a presença de técnicos de saúde diferenciados (Ortoptistas) e proporcionar aos cidadãos um serviço de qualidade."


uma excelente iniciativa da APOR para quando a upoop consegue e têm a inicitiva para concretizar parcerias destas

Anónimo disse...

Sr. Rafael silva, há coisas que não batem certas no seu discurso.
Quer então dizer que se não existisse aplo, e essas pessoas estivessem na upoop, nunca teriam existido os cursos?
Acho que já não me aguento de tanto rir!!! Então e o discurso da necessidade da formação continua e da renovação (reciclagem), já não se aplica? Parece que a upoop tentou substituir os tais "filhos prodígios" por outro tipo de filhos. Os novos diplomados são apenas os substitutos? Recebem algum afecto materno mas nunca chegaram aos calcanhares dos "filhos prodígios"!? Não me parece. O curso teria existido na mesma.
Mas esta conversa já cheira mal. Não conseguiremos nunca andar para trás no tempo. O que está feito, feito está.

Anónimo disse...

Ou esclarecido acha mesmo que a formação continua não é necessária, o Sr. já sabe tudo não é, pare de rir de si próprio, o que se subentende do texto do Sr. Rafael é que não existiriam pelo menos nos moldes e objectivo em que foi realizado, teriam que ter o apoio dos licenciados, ou então estes nunca o teriam aprovado visto que pertenciam á mesma associação
O futuro dirá se os substitutos chegam ou não aos seus calcanhares, não esteja preocupado

Anónimo disse...

mas óh anonimo anterior, que aprovação é que fala? até parece que era preciso se ter a aprovaçao da upoop para se criar outra associação? e quem o livra a si, de que de dentro de qualquer das associações existente não possa nascer outra? basta 1 pessoa para fundar uma associação caso não saiba! gostei de ver que reconhece que os novos diplomados são os substitutos. parece que andam a juntar fileiras para uma guerra. não é contra mim de certeza, porque não tenho que provar nada.

Anónimo disse...

DE ATENTO

Hoje vou dar-vos um intervalo na minha programação dos OUTROS e despenhados.

Ajudem-me só numa pequena questão que gostava de ver respondida.

Pelo que sei e sempre soube, a UPOOP era ou é constituida por balconistas, técnicos de óptica,contactologistas, ópticos-optometristas e optometristas licenciados, certo?

Pois nos novos estatutos, surge o seguinte:

Artigo 8.º — Para ser membro efectivo da União, é necessário:

Parág.1.º— Exercer a profissão de Óptico ou a de Optometrista, quer seja como independente, como empresário ou como técnico-empregado;

Parág.2.º— Aderir e submeter-se aos presentes Estatutos e aos Regulamentos e disposições internas.

Que é feito dos balconistas e técnicos de óptica e dos contactologistas? Deixaram de poder integrar a UPOOP, ou será que os cursos de reciclagem (para mim o vidro recicla-se para vidro, o papel em papel, etc), servem para transformar qual lagarta em borboleta, ou seja, os balconistas e técnicos de óptica e contactologistas para ópticos-optometristas?

Pois não sei, será que alguém da direcçaõ da UPOOP me pode elucidar?

Espero que sim, pois neste post, sim o post original que poderão todos reler está lá escrito o seguinte:

"Assim, tendo em conta a experiência de outros países onde a profissão foi recentemente regulada e o que aconteceu com outras profissões no nosso país, como por exemplo a Regulamentação dos Contabilistas e Técnicos de contas, foi decidido:a) Reciclar, todos os profissionais interessados, Técnicos de Óptica e Contactologistas em Optometristas;"

A regulação dos Técnicos oficiais de contas, passou por um processo de certificação, ou seja, todos os contabilistas que não eram Lic. tiveram de prestar provas de aptidão para poderem integrar a Câmara dos TOC. Quem passou pode integrar a Câmara, quem não conseguiu, teve que ir estudar ou formar-se para poder novamente ser admitido a prestar provas.

Enfim, espero que não seja só eu que estou atento, espero que haja mais.

PS: Para breve teremos mais episódios da nossa série de OUTROS e despenhados e Ortoptistas.

Anónimo disse...

Oh atento, não é o único a estar atento.
Se ler o parágrafo abaixo daquele donde retirou a sua citação, encontra-se a seguinte afirmação:
>>> Este foi o motivo pelo qual a Direcção da UPOOP, contra tudo e contra todos, decidiu fazer os Cursos de Formação em Optometria — Reciclagem de Técnicos de Óptica Ocular e Contactologistas >>>
E se depois for também ler alguns comentários, como:
>>> onde estavam os criticos dos cursos, porque não aparecem e colocam as questões no local e no momento certo?>>>
ou até
>>> volto a perguntar onde estão as opiniões divergentes, parece-me que simplesmente resguardadas no anonimato, sem qualquer papel activo este é um facto indesmentivel>>>
ou mesmo outros produzidos ao longo deste blog.
Vê-se o contracenso. Nega-se o que se afirma.

Anónimo disse...

Para o último anônimo

Isso eu já vi, parece que o senhor é k não viu o essencial do problema, até porque não contribuiu em nada com a resposta que deu, pois simplesmente não respondeu, mas tb não tem k responder, a não ser k seja da direcção da UPOOP, e aí deveria assinar para sabermos com kem lidamos.

Eu até já estou a ver a Associação dos Engenheiros Civis, a dar reciclagens aos trolhas, serventes, gruistas, ladrilhadores, para que amanhã todos possam ser Engenheiros. ABRA OS OLHOS PARA A VIDA ANÔNIMO, DEUS QUEIRA QUE NÃO LHE CAIA O TELHADO NESSA SUA CABEÇA, POIS SE PASSAREM A SER FEITOS POR TROLHAS NÃO SEI NÃO. Com todo o respeito por eles, até porque certamente haverá trolhas melhores que alguns Eng Civis cá da praça, mas isso é assim em todas as profissões.


Ass: ATENTO

Anónimo disse...

o atento é mesmo muito desatento anda a fazer copy past e ainda não verificou que isso não está em vigor
A culpa é também da direcção da UPOOP que não mais actualizou este site pelo menos os estatutos em vigor deveriam estar aqui integralmente reproduzidos com as alterações realizadas se não estou errado a 29/04/04 e posteriormente aprovados em definitivo

ART 8 1)São associados efectivos todos os que exerçam a profissão de óptico ou a de optometrita, a qualquer titulo....
existe ainda 2) 3) 4) e 5) que responderá á sua duvida

Anónimo disse...

Kem konseguir xegar ao post 100 ganha algum prémio? Então eu dou 1 ajuda. exte é o post #82... palhaços!

Anónimo disse...

para si também onde costuma actuar?

Anónimo disse...

Falando em coisas serias de forma seria já não seria tempo da direcção da UPOOP pelos menos actualizar este site em situações fundamentais como:

DEFINIÇÃO DA OPTOMETRIA
(é ridicula a definição que está na rubrica OPTOMETRIA?)

COLOCAR AQUI OS ESTATUTOS QUE VERDADEIRAMENTE FORAM APROVADOS em AGeral(os q aqui estão são os antigos e o projecto)

PELOS MENOS COMEÇEM POR AQUI pois estas situações têm dado azo a interpretações muito negativas daquilo que é a upoop e a propria optometria

ainda recentemente uma jornalista faz uma definição da optometria baseada nisto que é desprestigiante para todos o sector e penalizante em particular na optometria

Anónimo disse...

Se nem um site sabem actualizar, o que será dos outros assuntos?

Anónimo disse...

esta saga começou assim:
"É de lamentar a falta de “visão” de alguns!"
e falava-se em desempenhos e outas coisas não muito bem conseguidas, aliás como outros cometários introdutórios que se deduz, serem da autoria dos serviços da upoop e tudo dá a entender não terem sido validados pela respectiva direcção, pois se o fossem seriam ainda muito mais gravosas determinadas opiniões, certo mesmo é que ninguém assina ou se responsabiliza por tais INTRODUÇÕES

Verifica-se agora que de forma consciente e nesta fase de negociações APLO/UPOOP decidiram não colocar qulquer assunto a debate se calhar até fizeram bem, mais vale estar quieto a fazer asneira de novo

MAS SERIA NECESSÁRIO DEIXAR ESTE ESPAÇO AO ABANDONO COM INFORMAÇÃO ERRADA E QUE NADA PRESTIGIA os OPTOMETRISTAS
PARECE EXISTER GENTE A MAIS COM FUNÇÕES A MENOS NA UPOOP, MAS DAÍ PARTIR PARA GENERALIZAÇÕES como o comentário anterior é injusto para o labor de alguns

Não sei se já fizeram a escritura da nova sede, espero que sim, não seria positivo divulgar isso aos socios?
os novos estatutos aqui e já apagando todos os outros para evitar confuõses!!!!

Uma nova definição da optometria, não aceito nem creio de forma nenhuma que a direcção ainda ache que a definição correcta é a que está neste site

A direcção viu o artigo do CORREIO DA MANHÂ?
QUAL FOI A ATITUDE QUE TOMARAM DE FORMA A MELHOR DIVULGAR A OPTOMETRIA?
NUMA a. geral em que estive presente ouvi um associado perguntar +/- isto "que ligações ou deligências tomaram perante as universidades que leccionam optometria de forma a dar a conhecer a upoop", na altura confessaram que quase nehumas e agora, parece que continua tudo na mesma
quantos licenciados se inscreveram nos ultimos por Ex: 5 anos na upoop, se existem cerca de 450 licenciados e a aplo diz que só têm 200 socios a direcção da upoop têm muito e bom trabalho a fazer assim o queira e temha empenho e motivação suficiente para o fazer espero que sim agora e só provar com factos

FORÇA OPTOMETRISTAS PUXEM PELA DIRECÇÃO também não pensem que as coisas caíem do céu porque daí, até a chuva está escassa, por agora chega

Anónimo disse...

mais uma vez a APLO toma a dianteira face á UPOOP MO suplemento de optometria e também ao exercer o direito de resposta ao artigo do Correio da Manhã
estamos mesmo a dormir não é ou UPOOP?

Anónimo disse...

ATENTO

Pois é, ainda por cima, pelo que sei, nenhum dos dirigentes da aplo esta a tempo inteiro a trabalhar para a aplo, nem tem empregados nem sao renumerados (pelo menos é o que vem nos relatorios de conta da aplo). Ja a upoop tem varios secretarios e tem dirigentes que julgo receberem remuneracao, ou seja, tem profissionais a trabalhar nas suas instalaçoes, por isso, seria no minimo, que a upoop andase mais atenta ao que se passa a sua volta, mas acho que ja todos perdemos a esperança.

Anónimo disse...

parafraseando o ilustre autor do titulo que dá origem a todos estes textos

"É de lamentar a falta de “visão” de alguns!"

traduza-se "alguns" por elementos directivos da upoop que estão a deixar ao abandono este elemento (SITE)de comunicação com os associados, mais grave , com informação desactualizada e incorrecta que só serve para desinformar quem quer ser informado

como associado lamento o facto, mas como infelizmente ninguém se apresenta como alternativa vamos vivendo com o pouco que temos

Ainda não perdi a esperança mas para lá caminho, fazer cursos é muito importante mas é insuficiente, onde está a intervenção e divulgação da OPTOMETRIA perante a comunicação social E A população!!!!??????????????

será que os profissionais e direcção têm pelo menos a curiosidade de ler o que aqui se escreve?

Anónimo disse...

Já repararam que só se fala mal neste blog!!!Palavras pouco usuais para um "possivel" optometrista, com asneiradas pelo meio!!!!fazem deste blog uma serie..."Perdidos"!!!Mas é possivel que ninguém fale pelo bem da causa??? Bom sempre existem dois...o Sr. Luís Santos e o Sr. Rafael Silva que sempre lutam alguma coisa pela causa!!Mais parece o programa "Um contra todos" do que com a serie "Perdidos"!!!Como é que querem um casamento entre a APLO/UPOOP se vocês estão todos divorciados????!!!!Sejam amigos uns dos outros e falem BEM com AMIZADE para resolver os problemas pois só todos unidos é que se resolve, não com cada um para seu lado!!
Um abraço para todos

Miguel

Anónimo disse...

Sr. Miguel, eu não tenho que ser seu amigo pois nem o conheço, o que preciso é que sejam todos profissionais e não encarem a profissão como uma monarquia onde se ganha o direito à profissão por direito sucessório. Tanto dizem que o curso da upoop é uma maravilha e tudo mais, mas nunca vos vi a proporem um exame extensível a todos, para ver quem realmente está preparado para exercer. Não preciso que me digam que o curso é o melhor, preciso que o demonstrem. Preciso que a upoop seja mais interventiva e que faça uso da sua herança para fazer pressão sobre os "sistemas". Não se admirem que os licenciados não se revejam numa associação que parece estar moribunda na melhor das hipoteses. Se algo está a ser feito, está a sê-lo nos bastidores, preciso que nos mostrem alguma coisa. Preciso que pelo menos se dignem a defender a profissão quando esta está a ser enxovalhada nos média. Se a upoop precisa dos licenciados, então têm que mostrar serviço.

Anónimo disse...

onde se ganha o direito à profissão por direito sucessório?
isto só acontece se for como propriatário no maximo como óptico não como optometrista e é disso que se está a falar ou não?

não sinto absolutamente nenhuma necessidade de provar nada a qualquer licenciado assim como não o tenho de fazer a qualquer oftalmologista, quanto discordo destes dois profissionais confronto-os com o meu saber e experiencia ponto final O CLIENTE É O MEU JUIZ

ao desejarem esta analise de saberes é porque se sentem inseguros,as vossas consultas deveriam ser de tal modo diferenciadoras na qualidade e abordagem que os clientes/utentes deveriam sentir a diferença, mas a verdade é que não a sentem na esmagadora dos casos, porque também se limitam, assim como muitos diplomados, a fazer a refracção sem mais

está equivocado o curso não têm que ser o melhor têm que fornecer a formação e a informação academica fundamental e obrigatória para exercer a profissão. como qualquer curso

Já agora utilizando o seu argumento (de que discordo) não quer fazer um exame extensivel aos licenciados da UM e aos da UBI "para ver quem realmente está preparado para exercer" é que aqui os cursos também são bem diferentes

Quanto aos comentários que faz sobre o trabalho desenvolvido na UPOOP tenho que estar de acordo consigo, todos precisamos até os membros da APLO que a upoop seja mais interventiva

Não se pode ter em determinados assuntos a politica do megafone mas o silencio da upoop é assustador toda a estrutura precisa de uma renovação que a introdução de novos elementos no concelho directivo foi deveras insuficiente, pois dão mostras de uma menor intervenção, não conseguem ser a voz da mudança

também estou de acordo o trabalho a desenvolver pela upoop nas universidades ou é nulo ou para lá caminha, e assim é dificil mostrar a sua valia face aos novos licenciados que por vezes nem conhecem a sua existência

por ultimo não precisamos de ser todos amigos mas sim bons profissionais, também estou de acordo, mas quando temos pontos de vista diferentes precisamos de utilizar a linguagem que neste blog se vê?

A APLO decidiu "moderar" os seus posts simplesmente porque alguém identificou o secretário da direcção com o nick apagando-os, conseguiram desta forma acabar com os comentarios, desde o inicio deste acto "democratico" só apareceram 3 ou 4 comentários porreiro....

Anónimo disse...

Há pouco tempo a minha Mãe foi vista por um optometrista (pelo menos foi assim que se identificou) numa óptica. Ela queixava-se frequentemente de visão desfocada, foi à óptica que se situa perto da sua casa, e onde lhe prescreveram uns óculos que segundo o optometrista lhe resolviam o problema, a verdade é que ela continuava com o mesmo problema, queixou-se diversas vezes, mas nada, diziam que estava tudo bem da parte deles. Foi a um oftalmologista que lhe diagnosticou uma retinopatia hipertensiva, fez a medicação e alterou-lhe a graduação, a minha Mãe nunca mais teve queixas. Fui tirar de satisfações junto do optometrista que um pouco atrapalhado se desculpava com o facto de ter pouca experiência, mas que a óptica pagava todas as despesas que tinhamos tido.
Ora pergunto eu, que raio de optometrista é este? Pouca experiência? Isso não é justificação para nada, eu também quando comecei a trabalhar na minha área tinha pouca experiência, mas temos de ter noção do que se faz, muito mais quando se fala da visão. Quando lhe perguntei onde tinha sido formado, a resposta foi surpreendente, referiu que tinha tido formação interna. Uma coisa vos posso garantir, nunca mais quero saber de optometristas para nada, são todos uns vigaristas. Já agora, para que isto não aconteça a mais ninguém, tudo isto se passou na Multiópticas D. Maria II no Cacém.

Anónimo disse...

É disto que eu falo....

abraço

Luís Santos

Anónimo disse...

Caro anonimo e cliente dessas MULTIOPTICAS quando diz "nunca mais quero saber de optometristas para nada, são todos uns vigaristas" está injustamente a tomar o particular pelo todo

1º Não existem optometristas simplesmente com " formação interna"
portanto esse profissional é tudo menos optometrista

2º Para seu conhecimento existem optometristas Diplomados e licenciados ambos bem identificados por uma vinheta alusiva á cedula profissional(UPOOP)ou então com um selo branco (APLO) afixada na prescrição

3º Embora nests caso, tudo indica, não estava perante um optometrista. Todas as profissões estão sujeitas a profissionais menos escrupulosos ou competentes mas não é por isso que todos os outros os acompanham nessas mesmas caracteristicas

4º compreendo e sou solidário com a sua revolta, mas facilmente verificarà que existem muitos optometristas que diariamente efectuam e bem o seu trabalho actuando no ambito da saude ocular detectando,prevenindo e aconselhando o seu cliente em casos tão ou mais graves do que o aqui esposto, a titulo de exemplo numa consulta de rotina ainda esta semana detectei uma infecção macular que requeria tratamento medico urgente, inicialmente o cliente foi relutante, mas rapidamente tornou ao meu consultório agradecendo a minha intervenção, situações destas acontecem com muitos dos meus colegas OPTOMETRISTAS

Espero ter sido esclarecedor assim como tenha contribuído para apaziguar a sua insatisfação face aos verdadeiros optometristas

Anónimo disse...

Mas não deve ser por pessoas como este pseudo-optometrista que se deve encontrar uma justificação para os novos cursos da upoop. Pois, o problema aqui reside mais na multinacional em questão, e menos no funcionário. Porque estas empresas vão continuar a dar as tais "formações internas" porque saiem mais baratos.
Penso que a forma de se acabar com estas situações passam um pouco pela penalização da empresa. Como?
O Sr. anónimo que aqui deu o seu depoimento deveria fazer uma queixa crime ao ministério público. O alvo da queixa deveria ser a empresa, pois como o funcionário admitiu, tem uma "formação interna" e está a depempenhar as funções com consentimento da empresa.

Zoelae disse...

Concordo plenamente com o comentário anterior... mas fico com algumas duvidas... quanto é q vale cientificamente uma formação interna da dita empresa? será leccionada por optometristas? ou será leccionada pelos "mais velhos" na empresa?
Será durante um fim-de-semana? ou será durante "vários" fins-de-semana? e a "qualidade" da formação poderá ser medida em nºs de fins-de-semana? será que quantos mais fins-de-semana de "curso" mais habilitados ficam esses individuos da dita empresa?
e essa formação será dada numa sala da própria empresa ou será que eles têm que alugar uma sala maior para leccionar a tal formação?
E tendo que alugar uma sala maior... se essa sala for alugada a uma universidade e os formandos forem para a "universidade" receber formação... não serão praticamente doutores???
Afinal... a formação vale pelo nº de horas? vale pelos formadores? vale pelo local?
ou não vale nada???

Anónimo disse...

Aconselho a todas as pessoas que sejam atendidas por Pseudo-Optometristas, que façam queixa no LIVRO DE RECLAMAÇÕES e ao MINISTÉRIO PÚBLICO.

Como será que se pode saber se alguém é um PSEUDO-OPTOMETRISTA?

Dão-se alviçaras a quem encontrar um :)

Anónimo disse...

Zoelae acabou por perder-se na sua argumentação tinha que atacar os cursos da UPOOP que aliás foram aqueles que permitiram a sua existencia enquanto licenciado, presumo que o é, para vocês infelizmente o tema e a abordagem é sempre a mesmo

Dêem asas á vossa superior formação e provem que os conhecimentos são mesmo tão diferenciadores em relação aos diplomados, é nas consultas de optometria que o devem fazer notar a qualidade acrescida que apregoam, de resto a história é sempre a mesma, até com os ortopticos já andam "arreliados" DEFENDAM É A OPTOMETRIA COMO UM TODO afim de evitar as tais "formações internas"

Diz "E tendo que alugar uma sala maior... se essa sala for alugada a uma universidade e os formandos forem para a "universidade" receber formação... não serão praticamente doutores???" olhe se calhar até são, mas não estão muito preocupados, assim como antes só o eram com 4 anos ou mais mas agora pelo acordo de bolonha com três também já são, o futuro é sempre uma previsão pouco fiavel e o presente vale a importância que lhe quiser-mos dar

Zoelae disse...

Caro Anonimo 3:28AM
De facto deve-lhe ter "assentado alguma carapuça"!!! Pois desata a disparatar comigo e com os licenciados fugindo ao tema em questão... que é saber se as pessoas estão habilitadas ou não a exercer optometria...
É obvio que um licenciado não estuda "só" 4 anos (ou 3 como vai passar a ser)... estuda 12 anos mais 3 de faculdade e, quando vai para a faculdade ja sabe muita matematica, muito portugues, muita física ou muita biologia... E a tal universidade que ele quer frequentar exige-lhe que ele esteja preparado para a frequentar... senão nem sequer entra!

Mas a questão essencial é:
Devem ser as universidades a formar as pessoas, ou não?

É que se não concordar, em que só as universidades devem ter o poder de formar profissionais... então está a concordar com as formações de qualquer outra espécie... nomeadamente formações internas de qualquer empresa!

O sr conhece a formação que dão na referida empresa? Será que a tal empresa não contrata os melhores professores de optometria do mundo para formar os seus colaboradores?

Não deveriam eles fazer um exame de admissão para pertencerem á Upoop ou a APLO?
Então, porque é que umas formações dadas fora das universidades servem... e outras não?

Anónimo disse...

Zoelae você lá acabou por conseguir virar o bico ao prego, e fez uma argumentação com bastante perspicácia.

A questão das formações internas, não passa obviamente pelo tamanho das salas nem curriculo dos professores, mas sim, e principalmente estas dadas pelas empresas, pela certificação das próprias formações. Isto é: Serão os formadores/professores certificados para dar formação? Terão eles um CAp? Se não tiverem, então a formação não tem qualquer validade. Porquê? Porque simplesmente assim é exigido pelas regras impostas na lei. Não temos que concordar ou discordar, não temos que achar justo ou injusto, apenas temos que cumprir.
As formações dadas nas empresas só têm validade jurídica se seguirem as tais regras. A formação dada nas Universidades é automaticamente validada pelas comissões científicas e pedagógicas das próprias universidades e também pelo ministério da educação. Questionar isto é questionar toda a formação Universitária do Pais, o que é areia a mais para a camioneta de qualquer um de nós!!

Não me parece que a empresa em questão contrate optometristas com o Cap para dar formação. Além de serem muito poucos, são muito caros. Eu aponto mais para formação dada por optometristas (infelizmente alguns licenciados) sem o curso de formador. Penso que a sugestão da denuncia ao MP tem pernas para andar. Caberá ao MP averiguar quem tem mais culpa, se o pseudo, se a própria empresa. Mas de uma coisa tenho quase certeza, se fossem feitas várias queixas deste género, certamente estas empresas repensavam a sua política de contratações.

Anónimo disse...

A Argumentação do anonimo 7.38 pm parece-me solida e construtiva

Zoelae,não vejo onde o anonimo 3.28 am "desata a disparatar" consigo "e com os licenciados fugindo ao tema em questão... que é saber se as pessoas estão habilitadas ou não a exercer optometria..." o senhor é que mais uma vez acha que os diplomados só têm a instrução primária muitos dos ultimos até já eram licenciados em outras areas, estou de acordo com esse anonimo é que muitas vezes as consultas dos licenciados não apresentam nem a qualidade mem a diferenciação que uma formação superior que eu defendo sem qualquer reserva deveria ter, isso está nas suas mãos enquanto licenciado, presumo

Não, não concordo, "em que só as universidades devem ter o poder de formar profissionais..." simplesmente porque uma nação não pode ser somente composta por Drs e porque existem muitos centros de formação habilitados legalmente a formar profissionais em varias areas e ou especializadas embora não constituam obviamente um curso superior

por ultimo relembro que a UPOOP e EPOO estão legalmente acreditadas para dar formação, é só ler o despacho legal

Anónimo disse...

Agradeço que tenha achado o meu comentário sólido e construtivo, mas tenho que fazer uma resalva ao seu comentário:

Não é porque uma instituição tem alvará/despacho/acreditação para dar formação que essa formação é automaticamente acreditada ou legalmente aceite. Se não atente-se aos inumeros casos de Universidades, Públicas e Privadas, que virão muitos dos seus cursos serem recusados e/ou extintos. Lembro-me perfeitamente de um certo curso de uma certa engenharia que, considerado por muitos como o melhor curso e com as melhores condições do pais, não era reconhecido pela Ordem dos Engenheiros. Portanto, não é tão linear como se quer fazer parecer. A instituição precisa de estar "autorizada" a dar formação, MAS, essa mesma formação precisa de ser "validada".

Neste ponto deparamos-nos com uma encruzilhada. Por um lado a "validação" académica, e por outro lado a "validação" profissional. No que respeita à validação académica (ou seja, a acreditação do CURSO pelo ministério da educação ou pela D.G. de emprego e formação profissional) penso que compete aos membros da UPOOP aqui colocarem um link ou um resumo ou o nº do despacho da correpondente acreditação. No que respeita à acreditação profissional a história muda de figura.
Sendo a UPOOP uma das associações profissionais do sector, e fazendoparte das suas competências dizer quem è que está habilitado a exercer determinada profissão, o assunto fica logo arrumado. Pois é a própria UPOOP, na pele de EPOO, que fornece os cursos. Logo, seria anedótico se ela própria não reconhece-se os seus formandos.
Mas por parte da APLO, a situação é completamente distinta. Quem os formou foram as Universidades - o próprio estado, e ao melhor, não existindo um organismo estatal que diga quem pode ou não exercer, acabaram por criar a sua própria associação profissional.

Vemos pois um conflito de interesses, por um lado os formados pelo "particular", e por outro os formados pelo "público". Níveis de formação bem distinta, com percursos bem distintos.
Se a evolução das espécies, e em particular do ser humano, aponta para um cada vez maior aperfeiçoamento de competências. Então a formação académica deverá também evoluir para um nível cada vez mais elevado, cada vez mais científico e menos empírico.
Desta forma, a formação tem tido tendência a ter como base, ou como "média", níveis de ensino cada vez mais elevados. Quando no tempo dos meus pais tirar o curso industrial ou comercial, já era considerado um grande feito académico, hoje em dia, o nível considerado "normal" é a licenciatura. Muitos já almejam o Mestrado ou o Doutoramento.
Neste sentido, se alguém deve ceder e fazer compromissos e aceitar ser avaliado nas suas competências, serão os que não atingem o tal nível mais alto, não o contrário!
Aqui não está em causa quem teve o mérito de criar os cursos. Vir bramir com esse argumento é usar chantagem juntos dos Licenciados. É dizer: se não fossemos nós, vós não existíeis; ou se portam bem ou acabamos com vocês; etc.
O que é passado é passado, e quem deu de si para formar os cursos universitários e elevar a qualidade da optometria, certamente o fez de coração puro e sem 2ªs intenções. Devemos mostrar respeito e gratidão a essas pessoas, mas não devemos prestar vassalagem!!!
O próprio Presidente da APLO já reconheceu públicamente o papel histórico de tais elementos na optometria em portugal. É a história que se faz com o futuro e não o contrário.

Zoelae disse...

Parabens!!!

Quem fala assim, não é gago!

Anónimo disse...

Desculpem lá considerado normal uma licenciatura???!!! Mas quem lhe disse isso?? existem pessoas com a 4ª classe possivelmente muito mais cultas que muitas pessoas que por aqui escrevem!!Por acaso acha que é a teoria que lhe dá a experiencia??Ajuda, mas n é o suficiente!! Desculpem-me os licenciados mas eu amo aquilo que faço e todos os cursos que eu posso tirar eu tiro!! Já pensaram que se calhar ( e eu falo por mim) não tive hipoteses monetarias para suportar todas as despesas que iriam aparecer ao deslocar-me de lisboa para o minho ou covilhã??!Pelas palavras que sao ditas só os licenciados é que são dignos de ser alguem!!Será que não podemos crescer de uma maneira humilde e dentro das nossas posses?? Eu não tenho pais ricos e com dinheiro que podessem suportar tais despesas. Trabalho humildemente para pagar o meu curso e ser alguém com a profissao que eu amo!!

Anónimo disse...

Pois caro anónimo, interpretou mal as minhas palavras.

A cultura é uma coisa relativa. O Indio da amazónia é um individuo muito culto nos seus costumes relativamente ao europeu. Ele conheçe melhor que ninguém a floresta, as plantas os animais, etc. Do ponto de vista dele, nós somos os incultos que não conhecemos nada da floresta, nem dos animais, nem das plantas.
Por outro lado, o conhecimento científico já não é relativo. Ou se sabe ou não se sabe, é tão simples quanto isto. Embora não questione que um individou com a 4ª classe consigua fazer na prefeição determinado procedimento, questiono se realmente comprende o que faz e se entende para que serve. Não se podem confundir as duas coisas. É claro que é importante ser bom executante, mas a Optometria não se esgota aí. É preciso raciocinar, saber relacionar achados aparentemente sem ligação, etc.
Não serão a maioria das pessoas com a 4ª classe que terão conseguido desenvolver esta capaciade por si sós.
Os Licenciados não serão todos bons, assim como os Diplomados não serão todos maus. Esse tipo de generalização é no mínimo estúpido. Mas, o conhecimento científico, esse sim, é superior nos Licenciados. A Optometria já à muitos anos que deixou de ser empírica. Já se estableceu como ciência, e como tal, as pessoas que pretendem trabalhar nessa ciência têm que provar estar aptas.
O meu comentário anterior surgiu porque alguém teria sugerido que toda a gente prestasse provas.
Não é no gabinete que se prestam as provas de competência, pois, ao melhor, o paciente sabe menos que o optometrista (mal seria se fosse o inverso), e como tal não está apto a avaliar a sua competência. O que o paciente avalia é a simpatia, a delicadeza, a dedicação e o à-vontade do optometrista, não se o seu diagnóstico está ou não bem feito. Um boa refracção, não é sinónimo de bom trabalho.
Tem sido recorrente neste blog, a negação a prestar provas de aptidão profissional, como se de um crime se tratasse. Devo recordar que muitas profissões, quer em Portugal quer no estrangeiro, são obrigadas a prestar provas regularmente. Não limitemos este assunto a um exame escrito ou oral. Isso é coisa de escola. Agora somos profissionais, o nosso prestar de provas é com casos clínicos, ou posters/publicações científicas.
Mais uma vez, importa mais o saber "diagnosticar" do que o saber "fazer".
Não queria retirar importância a este assunto fazendo referências menos próprias, mas a ideia que quero expor e que está subjacente ao meu raciocínio, é a que está no personagem principal da série televisiva Dr. House.

Anónimo disse...

Caro amigo,
Será que não existem licenciados mediocres?? Será que não existem diplomados exelentes?? Pegando nas suas palavras sobre os indios...os conhecimentos deles passam de pais para filhos e assim socessivamente!! Eu sou contra a formação interna mas não sou contra o curso de optometria da UPOOP, pois os professores têm creditos comprovados!!Como em todas as profissoes existem bons e maus profissionais sejam eles licenciados ou diplomados ou mesmo sem ambos!! Se fosse assim entao os tec. de optica com o curso da ANO, Inete, CPL E UPOOP tb deveriam fazer um exame para ver quem seria o melhor, sim, pois parece que aqui é do que se fala...que é o melhor, quem tem mais conecimentos!! O que interessa nao sao os diplomados da Upoop mas sim os tais que têm formaçao interna que esses sim dão uma imagem denegrante dos optometristas!!! Para quê tudo isto...ainda não entendi!! ninguem é melhor que ninguem existem sim os bons profissionais e os maus profissionais...sejam eles diplomados ou licenciados...como existem bons medicos e maus medicos....

Anónimo disse...

PARA Último Anônimo

Disse muito bem "Há bons Médicos (Licenciados em Medicina) e maus Médicos (Licenciados em Medicina)"

A analogia ao Índio da Amazónia é esclarecedora do que se tem TENTADO EXPLICAR aos Optometristas Diplomados, optometristas com formação interna, Técnicos de Óptica que manuseiam o Autorefractómetro e outros que tais.

O exame de Optometria não é só e apenas refracção, há muito mais, mesmo muito mais. Há que efectuar uma correcta avaliação binocular, verificar a sua condição haplópica, avaliar as respostas neurológicas do sistema visual, avaliação do segmento anterior e fundos oculares e, cada caso é um caso, devemos depois efectuar testes de diagnóstico diferencial se for possível e, o mais importante de tudo que deixei para o fim, mas que se faz sempre no início é a ANAMNESE. E tudo isto em 20 a 30 minutos. Confesso que muitas vezes demoro bem mais que isso, pois, para mim, é muito importante que o paciente tenha consciência do que tem e há que lhe explicar tudo o mais detalhado possível, para que se torne mais responsável pela sua saúde visual.

Não me quero alongar muito mais, mas apenas dizer que acredito que haja alguns diplomados que têm esta actuação e, como tal não deverão ter receio de serem submetidos a uma avaliação externa, para aferir das suas reais competências.


ATENTO

Anónimo disse...

Volto novamente a não me conseguir fazer entender, e o Sr. volta a martelar na mesma tecla, sem que tenha efectivamente dado razões válidas que suportem as suas ideias.

Defendo que deverá existir um exame ad-hoc para ingresso à tão falada Ordem. Os licenciados estarão automaticamente dispensados de o fazer. Isto na questão da adesão, aqui não se está a dizer quem sabe mais ou menos, apenas a igualar as competências base.
Depois, a todos os profissionais aceites na ordem, deveria ser obrigatório a prestação provas de aptidão científica e clínica a cada 5 anos. Quem falhar terá mais um hipotese, caso falhe estará interdito ao exercício da profissão. Aqui sim, se vai ver quem são os melhores.
Mais uma vez refiro que é completamente inútil continuarem-se acusando alguns licenciados de serem maus profissionais. É mais que obvio que os há. E é também mais que obvio que existirão bons profissionais entre os diplomados. Isso nunca esteve em causa. O que está em causa é a tal passagem de testemunho de pais para filhos. Mais uma vez afirmo, a Optometria à muito que deixou de ser empírica e se tornou numa ciência.
Os cursos universitários estão classificados em unidades de créditos. O calculo dessas unidades de créditos e a forma de atribuição está bem definida, e com o processo de Bolonha passará a ser uniforme em toda a União.
A forma mais simples de avaliar as competências, será então através da comparação das unidades de créditos internacionais que cada aluno (Universidade Vs.Upoop) obvete em cada área do conhecimento. É uma forma justa e legal de se acabar com a discussão.

Em relação aos técnicos de óptica e aos diversos níveis de formação entre os diversos cursos, isso é uma questão que cabe à Upoop e apena à Upoop resolver, uma vez que é a única associação que defende esses profissionais.

Anónimo disse...

Estes ultimos post´s sim

ISTO NO MEU ENTENDER É DEBATE E UM CONFRONTO SADIO DE OPINIÕES

existe aqui muita coisa que deve ser levada em conta

sou filho de optico e tb não acredito nem aceito essa historia de pais para filhos

quem teve a ideia de 5 em 5 anos prestar provas e "Quem falhar terá mais um hipotese, caso falhe estará interdito ao exercício da profissão." isto não é legalmente possivel mas a ideia da formação continua obviamente que sim

A optometria não é uma competição em que se têm que ver sistematicamente quem é o melhor

Obrigar profissionais com 10 ou muito mais anos de pratica a prestarem provas para integraordem a ordem não me parece correcto, direi mais, ou vamos todos a provas (diplomado recém diplomados licenciados)ou então devemos constituir a ordem com todos os optometristas reconhecidos pela APLO e UPOOP como aptos para exercer a profisão

A partir desse momento,( a constituição da ordem) não mais haverá optometristas que não os futuros licenciados

até sempre

Anónimo disse...

Para o último anônimo, devo dizer-lhe que concordo em absoluto com o que escreveu, efectivamente não tinha depreendido as suas ideias no anterior post que colocou (são tantos anónimos que podemos confundir), mas eu defendo a mesma via. Depreendo que seja diplomado, posso estar errado, mas gostava que um diplomado tivesse este discurso, sinceramente que sim.

ATENTO

Anónimo disse...

A questão da interdição de exercício profissional numa Ordem, é já uma sanção prevista contra quem cometa acto que ofenda o bom nome da profissão, por exemplo. É apenas uma questão de se alargar o âmbito da sanção. Realmente não sei se será possível à luz da lei actual, mas é certamente possível a suspenção. Mas isso não é o fulcral da questão.
A maioria das profissões que em Portugal já passaram por um processo semelhante ao que se pretende para a Optometria, os Licenciados entraram directamente e os outros tiveram que prestar provas independentemente da idade e dos anos de prática. Portanto, as minhas ideias não eram mais do que o repetir da história, mas agora para a Optometria.
Já expus as razões e os factos que considero relevantes para fundamentar a entrada directa dos Licenciados.
Não foram apresentadas razões válidas para também se excluirem da avaliação os Diplomados com mais de 10 anos de pratica.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o ante penultimo anonimo...a Upoop nao lecciona mais cursos de optometria, os licenciados e os diplomados até agora entram para a ordem e dps só serão admitidos licenciados.

um bem haja e espero que todos concordem com a decisao para acabar uma vez por todas com isto!!

Anónimo disse...

ultimo anonimo, as coisas não podem ser da forma que lhe dá jeito só porque sim.

Anónimo disse...

As coisas devem ser feitas porque é melhor avançar existindo um pomto "0" NASCIMENTO DA ORDEM, do que continuar a marcar passo, como até agora, é dar azo a que qualquer auto didacta ou formação interna forme um novo pseudo-optometrista

Assim Não mais O Optometrista irá ser reconhecido devemos ser praticos deixemo-nos de falsos orgulhos

Porque razão é assim tão dificil, aceitar e já na ordem, todos os optometristas reconhecidos neste momento pelas associações

A concorrência é exactamente a mesma agora ou com todos na ordem, mas o futuro será muito mais promissor para a OPTOMETRIA

Parece que o objectivo é somente comparar saberes, faze-lo através de uma prova ou outra coisa qualquer não acrescenta rigorosamente nada ao futuro

Alguns não superarão essa prova, não irão pertencer á ordem mas continuarão a exercer, pois ninguém pode ser cerceado da profissão (que há muitos ou poucos anos) exercem de forma legal e aceite pelo estado e pelas suas instituições, pois se até aí eram reconhecidos como aptos depois não o deixarão de ser

Certo é que a partir deste ponto "0" a unica formação aceite seria a licenciatura
pena é este passo não ter sido feito há muitos anos atrás

o respeito mutuo é sempre um acto de gente inteligênte

á V reflexão

Anónimo disse...

Para o penultimo anónimo

É por causa de pessoas como você que as coisas continuam como estão.Não seja hipocrita!!!

Anónimo disse...

1º A uma Ordem só podem pertencer licenciados.

2º Quem dá os graus académicos são as universidades, não são as associações profissionais.

3º Nunca os diplomados serão academicamente equiparados aos licenciados.

4º Os diplomados poderão ser profissionalmente equiparados aos licenciados, mediante prestação de prova adequada (igual ao que aconteceu com os Técnicos Oficiais de Contas)

5º Ao existir Ordem numa determinada profissão, é a ela que compete dizer quem está ou não está apto a exercer. A decisão poderá ser judicialmente contestada.

E agora uma opinião pessoal: A upoop só criou novamente os cursos porque estava falida. Aos novos diplomados tem sido dito que com o acordo entre as associações e a criação da nova associação, passam todos a ter o grau de licenciatura. O que é completamente hilariante!!
Creio que existe alguma falta de seriedade nas tais negociações. Tudo ocorre à porta fechada e de tempos a tempos ouvem-se rumores de coisas, que à serem verdade, estariam carregadas de ilegalidades.
Tenho lido aqui opiniões bastante válidas de parte a parte, mas claramente se vê que uma das partes pretende fazer com que a outra parte ceda tudo sem darem qualquer contrapartida.
É necessário aqui colocar um árbitro, ou este empate/impasse vai-se perpectuar.

Anónimo disse...

A sua opinião pessoal está errada a upoop poderá ter todos os defeitos do mundo mas nunca disse ou deu a entender aos novos diplomados que " com o acordo entre as associações e a criação da nova associação, passam todos a ter o grau de licenciatura." este seu pensar é que é hilariante considero mesmo de má fé

A criação de uma ordem / camara não precisa de o ser somente com licenciados

Os diplomados nunca desejarem ser academicamente equiparados aos licenciados, mas sim profissionalmente, se assim não fosse nunca teriam lutado pelo ensino superior da optometria, não acha?

Mas Existe sempre a opção de tudo se manter com está 2 associações, continuação da licenciatura e cursos Upoop com o apoio da Universidade de Madrid. as formações internas e tudo o resto
que preferem?

Anónimo disse...

Como se diz na politica parece que Aplo e Upoop andam a contar espingardar senão vejam este comunicado

" Querem pertencer a um colectivo profissional forte, organizado com auto-regulação e que defende os interesses comuns e que assumem a optometria como uma profissão dos cuidados primários da saúde visual.

Para estes que se querem assumir como optometristas de facto! só têm uma alternativa, inscreverem-se na APLO.

Faço, pela primeira vez desde que presido à direcção da APLO, este apelo directo a todos porque estamos a atravessar um momento importante (..)de uma vez por todas de definirmos qual o rumo imediato que queremos para a profissão e todos têm obrigação de dar uma contribuição individual.

Eduardo Teixeira
Presidente da Direcção "

Quem se inscrever noutra associação não será nunca um optometrista de facto. É o que se depreende das palavras do douto Sr Eduardo Teixeira, assim será impossivel chegar a qualquer entendimento ou convergencia de ideias

algumas dos ultimos coméntánrios são muito positivos, estou de acordo, englobar desde já todos os optometristas que sejam acreditados pelas associações e obviamente os licenciados que não se reconhecem em nehuma na futura Camara/ordem, a partir desse momento só existirão licenciados a upoop não mais formará optometristas, se assim não for, considero legitimo, embora não me agrade, que a UPOOP leccione os cursos que bem entender, que ao contrário do que casuisticamente se apregoa são de boa qualidade e com conteudo

Bem Hajam mas entendam-se, é negociação a mais e entendimento e avanço a menos, além de tudo ser um segredo qual CIA ou KGB

Anónimo disse...

Sao de boa qualidade os cursos que a UPOOP dá? sao sem duvida, sao tao bons que ate aluns alunos recebem os enunciados dos testes por fax nos dias anteriores ao mesmo, e nao digam que nao e verdade, poisvi eu com os meus proprios olhos. Assim ate eu tinha feito o meu curso com uma perna as costas e em poucas horitas.

Get a Life.

ATENTO

Anónimo disse...

Este último anónimo é irrisorio!!! Até vou dizer uma coisa...os testes que sao recebidos por fax sao feitos pelos alunos se fosse assim ninguem chumbava não acha??? e pelo que consta esse tal exame que teve nas mãos não soube responder ou vai dizer que é mentira?? Você tá a por em causa certos alunos aplicados que preparam-se bem para os exames!! Não diga aquilo que não sabe...Ahhh se era assim tão facil esse tal exame pelo menos a uma sabia responder...Você dá-me vontade de rir!!

Anónimo disse...

Sim eu tive o exame na mao e nao consegui responder a nenhuma pergunta, a nenhuma, pois o teste era dificilimo, nem dormi a pensar nele durante para ai umas tres semanas.

Afinal sempre confirma a veracidade do meu anterior comentario, sempre ha testes a circular por fax nos dias anteriores, nao sabia era que lhes chamavam testes de preparaçao, assim certamente que vao bem preparados. E sabe porque nem todos passam? Alguns porque nao tem acesso ao teste nas vesperas e outros porque e importante pagarem a sobretaxa do exame, que nao e nada barata, sempre da para financiar umas comitivas de varios elementos da UPOOP.

ATENTO (Demasiado atento para alguns)

Anónimo disse...

Sabem o que eu digo??? Discutam casos de OPTICA, e deixem-se de parvoíces... Viva a Optica Ocular e aprendam com todos, com as coisas boas e as más....

Anónimo disse...

oh atento não me diga que no seu curso nunca teve nenhum teste modelo, ou mesmo algumas questões, varios colegas os tiveram e não foi na upoop foi na UM, não vá por aí que isso não contribuí em nada para nos dar mais razão, provas modelo sempre existiram em qualquer curso, desde há muitos anos, no ensino secundário, acesso á faculdade e por aí a fora, já que é tão atento faça lá mais um esforço, seja mais construtivo, neste deserto de ideias já nós andamos há tempo suficiente é tempo de dizer basta, prefiro que se forme uma camara de optometristas com os agora existentes (licenciados+diplomados)e daqui para a frente o tempo não volta para trás, só poderão existir no futuro licenciados o resto será história

Anónimo disse...

Informaram-me sobre esta discussao...sou licenciado e não me importo de haver diplomados só não aceito é terem o nome por experiência!!! E realmente essa coisa dos testes sempre houve o meu padrinho na universidade arranjava-me os testes e penso que não era só a mim!! Acho bem haver uma ordem para deixar de haver esses pseudo optometristas por "experiência"! E uma coisa eu digo esse sr. Atento só está a pensar nele mas caros amigos nem todos os licenciados pensam como ele!!Não seja egocêntrico ninguém quer subir ás suas custas..

Anónimo disse...

Caros cloegas
Sou funcionário de um grande grupo, sou refraccionista, e tive ja varias formações internas com excelentes optometristas, pelo que me sinto preparado para fazer refracção a toda a gente, que é o que voces todos fazem... deixem-se de tretas de que ha uns melhores do que os outros, porque todos bem sabemos que os clientes vêm á loja para substituir as lentes e todos nós lhes graduamos a vista de um modo facil e efectivo. Sei muito bem que ha muitos oftalmologistas que nas suas consultas em opticas, fazem isto mesmo (refracção) em consultas rapidas de 10 em 10 minutos...
Voces (os que aqui escrevem) são um bando de hipocritas!
Ass:
Anonimo Cobardolas

Anónimo disse...

Ñ é irónico k agora todos os k são afectos à upoop venham dizer k "crie-se a câmara, todos entramos, e d futuro só entram os licenciados"! Ñ é irónico k à cerca d 6-7 anos ñ tenham tido esta filosofia? Ñ é irónico k keiram à força se "associar" aos licenciados?
A ironia disto é k ao criarem os cursos, hostilizaram todos os licenciados, pq foi + k obvio k toda comunidade estundantil, e os já licenciados na altura, estavam totalmente contra a criação dos tais cursos, mas agora dizem, "enterrem o machado d guerra e fumemos o cachimbo da paz!"... Ker dizer depois d encharcarem o mercado de trabalho c/ mão-de-obra barata e sem qualidade, colocando os licenciados c/ dificuldades em arranjar trabalho e a serem obrigados a sujeitarem-se a ordenados miseráveis, vêm dizer k está tudo bem k NOS PERDOAM por termos nos revoltado e k kerem ser nossos colegas...

Mas pensam k ainda somos putos de 18 anos? Ñ vêem k já topámos as vossas jogadas à muito tempo! Ñ vêem k foram vocês os responsáveis pela "guerrilha" k vemos nestas páginas! São vocês k têm que pedir desculpas e reconhecer k erraram. São vocês k têm k se submeter a requalificações académicas e a ekiparação profissional... não são os licenciados. Vocês deliberadamente tentaram ludibriar o sistema e contornar as dificuldades... Pq ñ propuseram ao estado a criação do curso de Optometria numa Universidade em Lisboa? Estou certo k haveriam interessados... se as privadas soubessem quanto pagam os alunos para tirarem 1 curso destes, fariam fila...

Torna-se evidente k fogem à conversa sempre k o tema não vos agrada:

"Anonymous said...
Sabem o que eu digo??? Discutam casos de OPTICA, e deixem-se de parvoíces... Viva a Optica Ocular e aprendam com todos, com as coisas boas e as más....

10:29 PM"

O k este Sr. ker dizer aos licenciados é k "temos pena mas isto é a vida... alguns são espertalões e outros são injustiçados". Mas eu acredito na justiça divina, e só espero k ela não caia c/ muita força sobre as vossas cabeças.

Ass: "O Corno" (pq soube k tinha sido enganado tarde de +)

Anónimo disse...

Refraccionista Cobardolas

Deixe que lhe diga que a Optometria nao se resume a refracção, pois se assim fosse, nao havia curso superior. A optometria é muito mais do que isso, algo que ja aqui foi descrito resumidamente.

Na minha pratica diaria, encontro inumeras pessoas com queixas de cefaleias, pruridos e outros sintomas, que usam ou usavam oculos e nem assim a sintomatologia diminuia, se calhar porque o Refraccionista so sabe fazer refracçao (e aprendeu com excelentes optometristas) e nao se preocupa com mais nenhum parametro visual, mas isso nao é para todos, pois nao Cobardolas? Os Oftalmologistas devem preocupar-se com patologias do segmento anterior e posterior e caso detectem alguma ametropia deveriam encaminhar o paciente para um optometrista.

Como em outras valencias, primeiro vamos ao Psicologo depois ao Psiquiatra, Fisioterapeuta/Fisiatra, Medido de clinica geral/medico especialista e por aí adiante.

Quando é que entendem isto, ou querem que eu lhes explique como se fossem Burros.

Já agora sr. refraccionista, onde trabalha? Pois estou a necessitar de uma consulta gratuita de refracçao.

ATENTO (é mesmo, mesmo,mesmo,mesmo grátis)

Anónimo disse...

Os ultimos post desde o anonimo 12h55 PM em nada servem a causa em discusão, mas este é um site sem moderação por isso todas as opiniões são validas.

De qualquer forma alguém afirma:

"Ñ vêem k foram vocês os responsáveis pela "guerrilha" k vemos nestas páginas!"

deve ter estado a dormir nestes ultimos anos, quem é que formou uma nova associação? não foram os licensiados? durante estes nove anos e mesmo antes dos cursos que tanto contestam, que aproximação desejaram fazer?

NENHUMA

Quando se diz de forma vã que colocaram:

"os licenciados c/ dificuldades em arranjar trabalho e a serem obrigados a sujeitarem-se a ordenados miseráveis,"

ou SÃO incopetentente ou não estÃO a falar a sério, as multinacionais têm preferência quase exclusiva pelos licenciados as cadeias idem e mesmo as microempresas também.
têm é que fazer um trabalho diferenciado o que muitas vezes não acontece, isto è não mostram o valor acrescentado que apregoam, o resto são cantigas

ATENÇÃO: A OPTOMETRIA NÃO É SÓ REFRACÇÃO QUEM ASSIM PENSA ESTÁ MUITO MAL (IN)FORMADO

o passado recente não é muito positivo, mas pelos vistos sempre existem uns tantos que pensam que o bom é ficar tudo na mesma

Já agora recordo que o tempo em que o reitor da UM disse em pleno 2º congresso lá realizado,que existiam optometristas que - pasme-se - ganhavam mais do que ele, já foi chão que deu uvas, os tempos são outros, o coitadinho devia ganhar muito mal

mas não percebo a incoerência se os licenciados estão em dificuldades é porque os tais diplomados estão a ocupar-lhes o lugar, se assim é, porque razão estes ultimos precisam da tal camera e de se colarem aos licenciados?

curso em lisboa? SABEM QUANTO É QUE Á ÉPOCA A UPOOP TEVE QUE INVESTIR PARA QUE A UM E UB ACEITA-SE OS CURSOS?
a ignorancia é sempre uma virtude que permite dizer qualquer disparate

AFINAL O QUE PRETENDEM TODOS OS OPTOMETRISTAS ESTAS TRICAS FUTEIS OU O PROGRESSO?

Anónimo disse...

Mas está-me a dizer que a upoop pagou para os cursos irem para as universidades?? Essa é nova! Explique lá melhor o processo, que parece-me coisa de processo "apito dourado"!
Mas partindo do principio que tudo foi feito segundo a lei, então em vez de terem pedido à UM ou à UBI, porque não substituiram uma dessas por uma em Lisboa?

Anónimo disse...

isto já é conversa da treta!!assim ninguem vai a lado nenhum!!

Anónimo disse...

Parece que a UPOOP foi bater à porta de todas as Universidades do País, Coimbra, Lisboa, Porto etc..., mas só as periféricas e pobres Universidades da altura (UBI e UM) aceitaram um curso de Física Aplicada - Ramo Óptica. Para sua informação, é dos cursos mais caros nas faculdades, já no meu tempo, se não me falha a memória era de 15000€aluno/ano. Certamente que esse investimento de que o anônimo fala deve estar inscrito no relatório de contas da UPOOP. A treta contínua, realmente, santa paciência para aturar estes símios.

Dr. Estrábico

Anónimo disse...

Testes modelo tive certamente e vai haver sempre, ate os ha publicados em sebentas ou em publicaçoes de editoras especializadas. O que nunca tive acesso, foi de enunciados de testes que me chegassem por fax a minha mao uns dias antes do teste, mais precisamente 3 dias. E nao me venha dizer que os coitadinhos dos alunos da EPOO so estudam tres dias nates dos testes, pois eu e muitos estudam ao longo do semestre lectivo. Por isso va descascar bananas para outro lado e nao insulte a minha inteligencia

ATENTO

Anónimo disse...

então prove lá que esse teste modelo é exactamente igual ao que foi realizado 3 dias depois como afirma,
deve ser um grande estudante ou então teve dificuldades cognitivas é que estudou mesmo muito
6 meses a estudar para uma cadeira é obra, nunca fez uma queimazinha das fitas ou umas idas ás discos, têm habito em descascar bananas ou fazia-o durante o estudo?

Anónimo disse...

"Se um homem ama a honestidade e não ama o estudo, a sua falta será uma tendência para desperdiçar ou transtornar as coisas.

Se um homem adora a simplicidade, mas não adora o estudo, a sua falta será puro prosseguimento na rotina.

Se um homem aprecia a coragem, e não aprecia o estudo, a sua falta será turbulência ou violência.

Se um homem elogia a decisão de carácter e não elogia o estudo, a sua falta será obstinação ou teimosa crença em si mesmo."

Confúcio, in 'A Sabedoria de Confúcio'

Va estudar um pouco mais e nao se preocupe se alguem andou nas queimas ou nas discos.

Eu nao tenho que lhe provar nada, nem adiantava, pois nao? Arranjava sempre uma desculpa para contrapor a existencia do tal fax (isto faz-me lembrar o Melancia).

Va esperando sentado em frente ao fax, pois estara para breve um qq exame que tera de efectuar e, esse nao chega via fax, vai chegar em mao a mesa onde estiver sentado a por os neuronios a trabalhar uma beca e, ai sim, pode mostrar toda a sua infinita sabedoria.

ATENTO (actualmente em preparacao para a semana do caloiro :p)

Anónimo disse...

a mim não me irá provar nada, continue a comer as bananas são ricas em potassio dão energia e alimentam o cerbero

Ja fiz muitos exames com sucesso inclusive na carreira militar e para seu esclarecimento nenhum chegou por fax e também não sou aluno da epoo tranquilize-se prove o que diz se for homem ou então deixe de fazer ruido, que geralmente é só o que faz

Anónimo disse...

ah esqueci-me da sua veia filosofica já que estamos numa de citações na minha "infinta sabedoria" lembrei-me desta:
Respondeu Socrates quando lhe perguntaram se era o Homem mais inteligente do mundo
"SÓ SEI QUE NADA SEI" é esta a humildade que lhes falta, acabou por ser injustiçado por isso´foi obrigado a envenenar-se com cicuta

INFELIZMENTE ESTA TROCA DE MIMOS NÃO IRÃO EN NADA FAZER AVANÇAR A OPTOMETRIA, MAS HÁ QUEM PENSE O CONTRARIO NÃO É Sr (DES)ATENTO

Anónimo disse...

Vamos deixar esse tal ATENTO falar sozinho pois ele não dá uma para a caixa!!Vc deve ter algum problema deve estar cheio de odio dentro de si...Fala, fala...mas não diz nada que se aproveite!!Vc deve andar com o seu diploma colado na testa...cefaleias,pruridos...loool ninguem deve saber o k isso é!!! "Os Oftalmologistas devem preocupar-se com patologias do segmento anterior e posterior"...existem mais algumas???é que eu não sei!!!Vc com td isso só mostra que é basico...

Anónimo disse...

Meus caros amigos,
(neste "amigo" estão incluidos os licenciados, os diplomados, os formados, os experimentados, e todos os outros que por aqui dão a sua opinião)
Gostaria de saber a opinião sobre o facto (rescrevo, FACTO) de a esmagadora maioria dos oftalmologistas (licenciados em medicina) realizarem exames oftalmologicos em apenas 10/15 minutos. Deverão prestar provas? Não são oftalmologistas?
Nunca se depararam com pacientes que estão a usar um óculo prescrito por um dr oftalmologista e não vêem bem? E nunca tiveram conhecimento de esses mesmos pacientes voltarem ao mesmo oftalmologista para exporem o seu problema e voltarem-lhe a cobrar os 90 euros.
Vamos nos juntar contra estes oftalmologistas?

Anónimo disse...

caro amigo

o que fala possivelmente já aconteceu em qualquer optica mas não nos temos que juntar contra ninguém muito menos contra os oftalmologistas, pois o que referencia nada têm a ver com o trabalho do optometrista mas sim da relação cliente/oftalmologista assim como o preço, é o mercado e a experiencia de cada um que o determina, os optometristas que começem a valorizar o seu trabalho cobrando também honorarios

se o cliente não se sente bem servido têm o direito que a lei lhe assiste para denunciar tal facto

em vez de apelos para juntar-nos contra algo vamos é canalizar as n/ forças para regulamentar a optometria inclusive em estreita colaboração com os oftalmologistas e a seg social (SNS)

Anónimo disse...

Quando disse "Vamos nos juntar contra estes oftalmologistas?" foi em tom irónico. Ou seja, e tal como refere, a questão primária (a essência da coisa) não é se A é licenciado e B diplomado. A questão é: à quem não tenha tido qualquer formação técnica e realize exames. Esta situação é a primeira a "atacar".
Já agora, e para confirmar o vazio das discussões que abrangem por vezes este forum, se analisarem o programa da licenciatura de Ortóptica, o seu conteúdo é muito mais clínico (já agora, de referir que a profissão é reconhecida pelo Minestério da Saúde) que os programas de ambos os cursos de optometria. São por isso melhores profissionais que os optometristas licenciados?
Para reflexão
Um abraço

Anónimo disse...

diria ainda, que para confirmar o que diz, existem varios ortopticos a trabalharem em estreita colaboração com oftalmologistas, o que se lamenta não é esta realidade, mas sim o facto de a optometria em vez de perseguir o mesmo objectivo ou ate já o ter atingido, continua em lutas internas ridiculas do genero o meu Dr é melhor que o teu O.D. e vice-versa, além de ainda ser mal vista por muitos oftalmologistas e isto sim é inaceitavel,POIS SÓ DEPENDEMOS DE NÓS E NADA FAZEMOS

Anónimo disse...

Querem ser reconhecidos pelos os oftalmologistas??? Tirem o curso de ortotica...

Anónimo disse...

Eu, sou do primeiro curso de optómetria(fisica aplicada) da universidade do Minho, por isso sei um pouco da história desta profissão.Se os dirigentes da UPOOP fossem pessoas preocupadas com a regulamentação da profissão não teriam a infeliz ideia de criar novos cursos, pois é certo e sabido que a entrada ás "toneladas" de "optometristas" com o nono ano de escolaridade ou menos,com um aproveitamento "exemplar" pois passam todos num curso tão "difícil", não vai facilitar nunca a possível regulamentação.
A forma inicial era a mais correcta pois havia poucos optometristas da upoop e exercicio e davam emprego aos licenciados.
Como os filhos dos ópticos não conseguiram entrar na universidade então toca a "ressuscitar" o antigo curso, e resolveu o problema da falta de dinheiro da UPOOP e da falta de capacidade dos filhos dos ópticos.Só que se calhar pensaram mal pois os optometrista licenciados foram obrigados a abrir ópticas, com mais qualidade profissional junto dos ópticos antigos e agora o "BEM BOM" do antigamente está acabar.
Era mais facil para todos seguir a ideia inicial e teria havido uma fusão das duas associações.
"ASSIM SEREMOS SEMPRE O QUE SOMOS HOJE, ATRASADOS POR CAUSA DO DINHEIRO A CURTO PRASO."

"Tenho muita pena pois a optometria é uma actividade muito interessante e o país precisa de bons profissionais."

Dr. João Peixoto da Silva
lic. Univ. do Minho

Anónimo disse...

Ex.mo Dr. João Peixoto da Silva

Quanto ao teor do seu comentário estou inteiramente de acordo. Lamento apenas o modo como assinou ... Portugal continua pequeno porque o prefixo "Dr" continua a ser de suma importância.
Porque não assinou "João Peixoto da Silva - Optometrista"? É que todos os outros NÂO são optometristas. Ou são? É o título académico que é o cerne da questão? (Já agora, também sou "Dr" com duas pós-grad portanto não é dor de cotovelo como poderia eventualmente pensar). Um abraço.

Anónimo disse...

Já que foi um dos primeiros licenciados e se diz um pouco conhecedor da história da profissão algo está mal nas suas observações ou então é só mesmo falta de memória.
E passo a cita-lo no seu raciocinio

"A forma inicial era a mais correcta"

"falta de capacidade dos filhos dos ópticos"

"Era mais facil para todos seguir a ideia inicial e teria havido uma fusão das duas associações."

todo este raciocinio não faz sentido pelas razões que a seguir descrimino

De que forma inicial fala?

seria a inscrição dos depois optometristas licenciados na UPOOP a unica associação existente e responsavel pela inclusão da optometria na universidade ou o nascimento de uma nova associação que só aceita licenciados?

Onde se encaixam as centenas de diplomados (já nem falo dos novos) que muito lutaram pela credibilização da optometria?

Não têm muitos colegas licenciados filhos de opticos?

o argumento é ridiculo há filhos quase na mesma proporção nos cursos universitários de optometria e/ou ortoptica

Estude um pouco mais a história da optometria e o nascimento dos cursos na universidade

Quanto a forma como assina, o texto que precede este, diz tudo

Anónimo disse...

Citando o Exmo Senhor Dr. João Peixoto da Silva
lic. Univ. do Minho

A "(...)Só que se calhar pensaram mal pois os optometrista licenciados foram obrigados a abrir ópticas, com mais qualidade profissional junto dos ópticos antigos e agora o "BEM BOM" do antigamente está acabar."

Está descoberta a razão para a "crise??" que invade o Mercado da Òptica.

Isto sim foi uma opinião com conhecimento de causa, grande Dr

Um pouco mais de respeito pelos tais opticos antigos que empregam muitos optometristas recomendava-se

Anónimo disse...

Meus caros,
Os tais "bons tempos" já acabaram há muito tempo. E para todos os intervenientes neste negócio. Leia-se "bons tempos" na perspectiva de rentabilidade, na maior parte das vezes realizada não com base de uma venda de alto valor acrescentado (para o cliente, claro) mas apenas, e tão só, com uma elevada margem para o óptico.
Os clientes estão hoje muito mais informados e com esse aumento de conhecimento vem uma maior exigência, algo que muitos ópticos em Portugal não foram, e não serão capazes de acompanhar.
Nos próximos anos o mercado retalhista (e também o grossista/distribuidor) em Portugal e no mundo vai sofrer gigantescas alterações fruto do aplanar das distâncias e da facilidade que o capital circula entre continentes.
Há um ditado no mundo empresarial que diz "Se o negócio parece estar a andar a uma velocidade confortável, então é porque estás a andar muito mais devagar do que aqueles que estão lá na frente".
Os feudos têm os dias contados. Uma nova era está a bater ás nossas portas. A era das multinacionais. A era da gestão profissional.
Um abraço

Anónimo disse...

J E S U S -
NO MEU CASO, EM QUE TRIBUNAL VOCÊ MIM JULGARIA, POIS, CUREI OS CEGOS OS LEPROSOS OS ALEIJADOS...SEM DIPLOMA ALGUM DE MEDICINA...CUIDADO!!!
DA MESMA MANEIRA QUE JULGUEIS O TEU PROXIMO EU JULGAREI TUA ALMA.

Anónimo disse...

pertendo que me enviem o endereço de email ou numero de contacto do professor droutro Carvalho Rodrigues para o podemos contactoar pessoalmente sem mais de momento Rui Pedro Caetano Pereira podem responder para este email: ruipedropereira@mail.telepac.pt

Anónimo disse...

Gostaria de saber sobre a possibilidade de o curso ser ministrado a distancia (net)de optometria, para o Brasil.

Anónimo disse...

Therefore it i&#1109 damaged by fire, politicians and economists of many health quirks and illnesses. I &#1281on't believe anyone who is using the internet but failed. Lik&#1077wis&#1077 if they are planning a Trip. This means huge dis&#1089o&#965nts &#1072nd savings on energy. So, what, I don't worry about it. T&#959g&#1077th&#1077r, the Internet, so you can ensure that your nonprofit cause in just 15 seconds. The fact of the Neurobiology Department.

[url=http://s1.filmy-love.org]Payday uk[/url]

Anónimo disse...

Hello. Facebook takes a [url=http://www.freecasinobonus.gd]casinos online[/url] venture on 888 casino administer: Facebook is expanding its efforts to institute real-money gaming to millions of British users after announcing a order with the online gambling toss 888 Holdings.And Bye.

Anónimo disse...

Hello. Facebook takes a [url=http://www.realcazinoz.com]casino online[/url] gamble on 888 casino apportion: Facebook is expanding its efforts to mete out real-money gaming to millions of British users after announcing a train with the online gambling company 888 Holdings.And Bye.