quarta-feira, março 23, 2016

Carta Aberta do Presidente do Conselho Directivo da UPOOP





Carta Aberta do Presidente do Conselho Directivo da UPOOP


Caros Colegas,
Queridos amigos,
Dirijo-me a todos vós neste dia tão especial que é o Dia Mundial da Optometria.
Todos sabem o quanto gosto desta associação e o tanto que a ela me dediquei ao longo dos últimos 22 anos.
Também saberão que, tanto a nível familiar como pessoal, os anos mais recentes não têm sido fáceis.
Mantive-me como Presidente da UPOOP, mesmo quando as forças por vezes faltaram, para bem da associação e por insistência de muitos de vós e dos meus colegas de Direcção.
No entanto, chegou o momento de passar o testemunho.
Acredito que o trabalho desenvolvido nos últimos mandatos tem sido muito positivo, permitindo alcançar resultados que muitos pensavam ser impossíveis, tais como:
§  A reabertura do curso de Optometria na EPOO,
§  A criação da vinheta
§  A aquisição de uma sede própria para a UPOOP
§  A abertura da Licenciatura em Óptica e Optometria em Lisboa, e o reconhecimento dos seus méritos técnicos e científicos pela Autoridade para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
§  O parecer da Entidade Reguladora da Saúde dos Optometristas como Profissionais de Saúde, e o respectivo registo obrigatório junto do Sistema de Registo de Estabelecimentos Regulados
§  As boas relações mantidas com o Parlamento, com as Comissões Parlamentares e com os Partidos com assento parlamentar, que permitiram/permitem um diálogo constante sobre a Optometria e o âmbito da prática profissional
§  A representação internacional, nomeadamente junto do ECOO, da EAOO e do WCO que consideram a UPOOP um parceiro cujos contributos e opiniões são relevantes para a evolução profissional a nível europeu e mundial,
§  A manutenção/recuperação de comparticipações para as prescrições dos nossos associados.
§  A preservação da saúde financeira da associação e a transparência das contas, etc.
Apesar de todas estas vitórias, sinto que há ainda muito trabalho para fazer no sentido de consolidar estes resultados e de lutar pelos objectivos que ainda não foram alcançados.
Tenho a consciência de que para o conseguir, devemos manter a metodologia adoptada e, dentro do possível, a equipa que o tem permitido.
Defendi junto dos meus colegas do Conselho Directivo qual o perfil que, quanto a mim, deveria ter o novo Presidente e propus o nome do colega Henrique Nascimento para o cargo; pelas qualidades profissionais e científicas, pelas provas já dadas na defesa da profissão e pelo reconhecimento nacional e internacional que possui.
O Conselho Directivo concordou unanimemente com esta minha proposta e dirigimos-lhe o convite para que encabeçasse uma lista de continuidade às próximas eleições.
Foi com grande agrado que vimos esse convite ser aceite.
Sei que o Henrique é a pessoa certa para o momento certo. O perfil que faz falta aos atuais e futuros desafios que a UPOOP tem de enfrentar. 
Confesso-vos que a grande tristeza da partida se atenua um pouco na esperança de que também os associados aceitem esta minha proposta e deixem a UPOOP  em boas (diria mesmo óptimas) mãos.
É pois, com a convicção de que há muito para renovar e inovar, mas com a certeza de que a estabilidade é condição sine qua non para o êxito, que vos anuncio a decisão de dar o meu apoio à Lista que concorre às próximas eleições, encabeçada pelo Henrique Nascimento e composta por muitos dos membros dos actuais Órgãos Sociais.
Não digo adeus porque estarei sempre junto de todos vocês e disponível para o que a UPOOP necessitar de mim.
Será antes um até já!
Com as melhores saudações optométricas,


Diamantino Esteves Valente
Presidente do Conselho Administrativo da UPOOP





Sem comentários: