terça-feira, julho 02, 2013

Optometria no Brasil


Caros associados,

A 19 de Junho o Congresso Brasileiro aprovou o Projecto do Acto Médico (No 268/2002) que procura regulamentar a profissão médica. Este documento legislativo tem estado em discussão durante os últimos 11 anos.
O Conselho Brasileiro de Optometria e Óptica (CBOO) tem trabalhado incessantemente para que a optometria seja reconhecida enquanto uma profissão de saúde que contribui, de forma abrangente e multidisciplinar, para os cuidados visuais e a saúde ocular. Os optometristas brasileiros e outros profissionais de saúde não-médicos estão preocupados com o impacto que esta Lei possa ter, limitando de forma significativa ou mesmo proibindo a prática profissional.
O WCO defende que a optometria é uma profissão de saúde autónoma, com formação específica e regulamentada, e que restringir o seu exercício à supervisão de um médico irá limitar gravemente o direito das pessoas a aceder de forma fácil, imediata e acessível a cuidados de saúde. Um maior acesso pode assegurar que um maior número de problemas que afectam a visão possam ser identificados nas suas fases iniciais, permitindo a prevenção da cegueira e da deficiência visual.
Foi enviada uma carta à Presidente do Brasil, Dilma Rousseff para a informar sobre os pontos de vista do Conselho Mundial de Optometria quanto às implicações desta legislação para a profissão. A carta pode ser consultada em baixo.
Pensamos ser útil para todos a divulgação deste documento, que representa a posição do WCO, membro consultivo da Organização Mundial de Saúde, que realça o papel da Optometria e dos Optometristas e alerta para os riscos para a saúde pública de limitar o exercício da profissão.
Informamos ainda que tal como solicitado pelo WCO, a UPOOP enviou a sua carta de apoio à causa da Optometria.

Diamantino Esteves Valente

Presidente da UPOOP






Sem comentários: