quarta-feira, outubro 01, 2014

Esclarecimento sobre registo dos profissionais e espaços onde são prestados serviços de optometria



CIRCULAR Nº 30/2014
Considerando as notícias que têm vindo a público sobre a obrigação de registo dos profissionais e dos espaços onde são exercidos os cuidados de saúde, a Direção da UPOOP reuniu com a Direção da ERS para esclarecer as dúvidas existentes e clarificar quais as obrigações dos profissionais e das entidades que gerem os espaços onde são prestados esses serviços.
Como sabem, a UPOOP há muito que defende que a Optometria é uma profissão da saúde e que os Optometristas são prestadores de cuidados de saúde, apesar de todas as vozes que se manifestavam contra esta realidade e se recusavam a aceitar este facto.
O recente parecer da ERS, na sequência da alteração dos respetivos estatutos (Decreto-Lei nº 126/2014 de 22 de Agosto) e da Consulta Pública em Curso, vem claramente identificar os optometristas como profissionais de saúde.
Este facto é, inequivocamente, uma boa notícia para todos os optometristas.
Brevemente, divulgaremos as instruções sobre o registo e estaremos disponíveis para auxiliar todos os profissionais neste processo.
Para já, queremos apenas tranquilizar os nossos associados e, de forma resumida, explicar-lhes do que de facto se trata.
Fica sujeito a registo junto da ERS, qualquer espaço onde sejam prestados cuidados de saúde (como por exemplo, um Gabinete de Optometria existente numa Ótica).
A responsabilidade pelo registo é da entidade que gere o espaço. De uma forma simplificada, é de quem emite o recibo pelo cuidado de saúde prestado ao utente.
Aquando do registo do espaço, serão igualmente identificados os profissionais que nele prestam cuidados de saúde (optometristas, ortoptistas, oftalmologistas, etc…).
Por exemplo, se a Ótica tiver 4 gabinetes e 10 profissionais que aí realizem consultas, o registo é de apenas 1 espaço e dos 10 profissionais.
Não havendo ainda critérios para o licenciamento do espaço específico para a optometria, a ERS apenas exige que o espaço onde são prestados os cuidados de saúde siga as Boas Práticas de higiene e privacidade aplicadas a qualquer consultório.  
O registo será feito eletronicamente, online, e, oportunamente, enviar-vos-emos todas as instruções necessárias.
Entretanto, permanecemos disponíveis para esclarecer as vossas dúvidas.

Com as melhores saudações optométricas,

Diamantino Valente

Presidente da UPOOP

Sem comentários: