terça-feira, janeiro 24, 2006

PROGRAMA DE ACTIVIDADE DA DIRECÇÃO PARA 200


A Direcção vem pela presente apresentar o seu Programa de Actividade para o ano de 2006.

1 – Regulamentação

No final de 2005 a UPOOP e a APLO, sob o patrocínio da ECOO, celebraram finalmente um acordo, há muito preconizado pela UPOOP, para iniciarem em conjunto o processo de formação de uma Ordem ou Associação Pública dos Ópticos-Optometristas portugueses. Este acordo só foi possível porque, após longas conversações, a APLO renunciou ao princípio de considerar como Optometristas apenas os licenciados em Física, com especialização em Optometria.
Assim, a principal tarefa da Direcção da UPOOP será concretizar e fortalecer este acordo a partir do qual se elaborarão os Estatutos da Ordem e a preparação do respectivo dossier a apresentar ao Governo para aprovação.
Para este efeito constituímos já um Grupo de Trabalho, formado por quatro elementos de cada Associação, que reúne regularmente com vista a definir as linhas fundamentais que nos orientarão na execução dos documentos atrás referidos.
Esta tarefa é de crucial importância quer para a UPOOP quer para os Optometristas em geral, pois das decisões ali tomadas dependerá o futuro.

2 - Formação

Do nível de formação de cada Associado dependerá a sua classificação como Optometrista e se é lícito pensar que os cursos ministrados na EPOO são necessários para essa classificação, já não é lícito pensar que sejam suficientes. Poderá, pelo menos, ser exigido que os recém diplomados cumpram um número de horas de formação a definir, enquanto os formados anteriormente deverão cumprir com o já defenido estatutariamente.
Assim sendo, a Direcção considera ser seu dever primordial intensificar a sua acção na vertente de formação contínua.

3 – Conselho Deontológico


Este órgão é hoje, mais do que nunca, essencial à UPOOP e à futura Ordem. Pioneira neste campo, a UPOOP possuí um Código Deontológico e incluiu a disciplina de Ética e Deontologia no curricula dos seus cursos. Mas torna-se necessário actualizar o Código Deontológico, já que ele será um elemento fundamental de coesão dos profissionais organizados em Ordem.

4 – Aquisição de Sede Própria

Necessário se torna adequar as instalações da UPOOP ao prestígio da Associação e às previsíveis necessidades futuras. As actuais são demasiado pequenas, não permitem uma eficiente organização dos serviços e não são um atractivo para a frequência dos Associados, constituindo um obstáculo à criação de serviços essenciais como por exemplo sala de reuniões e Assembleias Gerais, etc., etc. A Direcção, apesar da sua procura insistente não encontrou ainda, em termos de qualidade e preço, solução satisfatória. Vai porém continuar essas diligências este ano, esperando em breve convocar uma Assembleia Geral para obter dos Sócios a necessária autorização.

5 – Boletim Informativo — Publicidade

Nesta fase é indispensável cuidar da imagem externa da UPOOP e dos profissionais que representa. Por isso tem mantido a utilização do Tempo de Antena, organizado colóquios e seminários de elevado interesse científico e profissional, participado activamente em todas as iniciativas privadas ou governamentais que possam trazer prestígio para a profissão, mantido a sua adesão a organizações internacionais, como a ECOO e a WCO e com elas colaborado activamente. Mas falta-lhe algo que já teve mas que circunstâncias várias levaram a suspender: um boletim em que sejam tratados os temas técnicos e científicos da profissão, defendidos os interesses dos Associados, divulgadas as actividades e iniciativas mais notáveis destes e assim, fortalecer a boa imagem da profissão e dos seus profissionais. A Direcção da UPOOP vai publicar este ano pelo menos um número do novo boletim, com periodicidade ainda a definir.

6 -
Para além de tudo isto a Direcção compromete-se a gerir a UPOOP com economia, sensatez e bom gosto.


ORÇAMENTO 2006


PREVISÃO DE RECEITAS


UPOOP ................................................................85.000,00 €



EPOO ...................................................................346.700,00 €
Curso de Formação em Optometria .................326.700,00 €
Cursos de Pós Graduação ............................20.000,00 €

Total.............................................................. 431.700,00 €

PREVISÃO DE DESPESAS

Custos – Fornecimento de Serviços Externos .............. 287.300,00 €

Professores............................... 110.000,00 €

Aluguer
Sede........................................................ 6.700,00 €
Escola .......................................................14.000,00 €

Proj. e Desenv. de Imagem/Equip. ................70.400,00 €

Custos Gerais
Publicidade.................................... 30.000,00 €
Outras (INCM, Deslocações….)..................... 44.000,00 €

Fixas
Energias e Comunicações ......................... 6.600,00 €
Outras ................................................... 5.600,00 €

Custos com Pessoal ........................................ 117.000,00 €

Amortizações .................................... 8.500,00 €

Quotizações ............................................. 4.000,00 €

Total ..................................... 416.800,00 €

SALDO ................................................. 14.900,00 €

11 comentários:

Anónimo disse...

Quero felicitar a Upoop por finalmente ter conseguido uma aproximação com a outra associação. Parece-me que o programa apresentado terá como base o acordo estabelecido.É possivel o acesso ao referido acordo? Obrigado desde já e bom trabalho!
Fátima Ferreira

Anónimo disse...

Programa de actividade da Direcção para 2006? Qual Direcção, a actual ou a que vai ser eleita? Não será o programa de actividade da Lista concorrente aos órgãos da UPOOP? Já agora, que são os candidatos? não sei quem são, será que alguém me pode ajudar?

ATENTO

Anónimo disse...

VOCES SÃO TODOS DOIDOS

Anónimo disse...

infelizmente e apesar do merito que publicamente já reconheci á direcção sessante?!! lamento que optem por ser eleitos num secretismo preocupante, mandaria o bom senso que mesmo não sendo obrigados estatutariamente enviassem a convocatoria feita no jornal também por ctt aos associados.
mais questiono, quais são os candidatos aos varios orgãos da UPOOP?
parece-me abusivo utilizarem a expressão "Pograma de actividades da direcção para 2006" qual direcção se ainda não foi eleita? o que vos garante que só vai haver uma lista? é esse o Vosso objectivo?
Do ponto de vista juridico -legal no meu entender esta convocação não respeita os estatutos em vigor que são bem claros vejam art 33 alinea b) e c) isto é só na AG de Novembro os orgãos sociais podem ser eleitos queiram reflectir sobre a legalidade da V, posição a fim de evitar possiveis inpugnações é dever de qualquer direcçaõ aproximar os seus associados dos centros de decisão, por vezes parace que não é essa a V. prioridade espero a bem de todos que não seja uma atitude dolosa cumprimentos Rafael Claro Da SIlva

Anónimo disse...

gggg

Anónimo disse...

A verdadeira república das bananas, ahahhahahahhahhahahahhahahhahahahhahahhahahahhahahahaha. Já me dói a barriga de tanto rir, uhuhuuhuhuhuhu ahahahhahaha

Anónimo disse...

Parece que o dinheiro anda a falar mais alto para os lados da respeitosa associação de Optometreiros e optometristas!!???

Anónimo disse...

Já agora.. sou balconista de óptica ...devo me associar???

Anónimo disse...

COMECEI A CONSULTAR RECENTEMENTE ESTE ESPAÇO, O APELO QUE FAÇO É QUE TODOS UTILIZEM UMA LINGUAGEM MAIS DIGNIFICANTE E PRÓPRIA DE UMA CLASSE, QUE INDEPENDENTEMENTE DA SUA FORMAÇÃO ACADÉMICA E DAS RAZÕES QUE DEFENDEM, DEVE E TÊM QUE SE CREDIBILIZAR PERANTE O CIDADÃO, ESTADO, E OUTRAS ORGANIZAÇÕES QUE NADA TEM A VER COM A OPTOMETRIA.
TENHO SIDO PRESENÇA ASSIDUA NAS ASSEMBLEIAS DOS ULTIMOS 3 ANOS, MAS INFELIZMENTE CONSTATO, (SALVO MUITO RARAS EXCEPÇÕES), SEMPRE A PRESENÇA DE POUCOS ASSOCIADOS, ASSIM COMO DE UMA QUASE AUSENTE INTERVENÇÃO DOS PRESENTES, AÍ SIM É QUE SE DEVE PEDIR ESCLARECIMENTOS E OPINAR SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS DIVERSOS ORGÃOS SOCIAIS DA UPOOP, EM PARTICULAR O DA DIRECÇÃO,POIS TÊM O PODER EXECUTIVO, SEMPRE DE UMA FORMA ELEVADA E NÃO COMO ÁS VEZES VERIFICO NESTE ESPAÇO.

PORQUE RAZÃO NÃO COLOCAM ALGUMAS DAS QUESTÕES, QUE ATÉ PODERÃO SER PERTINENTES, NA AG? PORQUE NÃO ESTÃO PRESENTES NA VIDA ASSOCIATIVA?
ALGUNS DIZEM-ME QUE NÃO VALE A PENA... QUE JÁ DESISTIRAM... QUE NÃO SÃO OUVIDOS...
ATÉ PODE SER EVENTUALMENTE VERDADE, MAS O DIVORCIO QUE EXISTE ENTRE ASSOCIADOS E UPOOP NÃO LEVA A LADO NENHUM, RESPEITEMO-NOS SEJAMOS MAIS INTERVENTIVOS REFLITAM SOBRE O ASSUNTO
RAFEL SILVA

Anónimo disse...

ja agora alguem me pode ajudar ,, sou prostituta. desde a infancia mas sempre tive o sonho de cuidar melhor do meu olho.. posso que associar pra ser optica,,

ps.. Paga no imediato 10 anos de cotas

Anónimo disse...

devemos ser solidários com os desfavorecidos desta vida por isso informa-se conforme pedido de ajuda:
este Blogge é de debate sobre a optica e optometria, julgo que se enganou face á profissão que exerce.
de qualquer forma deve saber que a sua profissão é praticada por muitas colegas suas na Holanda de forma legal, experimente este mercado, e associe-se por lá, espero que esta dica tenha correspondido ao seu pedido de ajuda.